8 erros que você (provavelmente) está cometendo na hora de limpar a casa

Espirrar o produto no lugar certo, tirar a sujeira do aspirador... até o sol pode fazer diferença na hora da faxina. Descubra o que não fazer!

Você pode tentar, mas não dá para fugir: limpar a casa é tarefa certa na lista de afazeres. Por mais que você seja organizada e siga um calendário de limpeza ou já tenha aprendido como limpar itens complexos como carpete, colchões, cortinas e sofás, há alguns deslizes básicos que podem estar dificultando sua faxina semanal. Veja quais são eles: 

balde-e-vassoura-de-limpeza

 (/)

1. Você faz o seu próprio produto de limpeza

Na onda de produtos naturais você anda fabricando o seu próprio limpa-tudo? O problema é que essas versões caseiras normalmente não oferecem fórmulas com testes e comprovações científicas como aquelas compradas em lojas, o que significa que elas podem não ser tão eficientes assim e dar trabalho redobrado depois.

2. Você usa um espanador de pena

Por mais dedicado que você esteja na função de tirar a poeira, ele só vai espalhá-la de um lugar para o outro. É melhor substituir o espanador por um pano de microfibra que segura as partículas de sujeira.

3. Você lava janelas quando está sol

Pode até ser mais agradável, mas o calor do sol vai fazer os produtos secarem antes de você conseguir enxaguar e finalizar a limpeza, deixando marcas mais difíceis de tirar depois. É melhor fazer essa atividade em dias nublados ou durante a noite.

4. Você fica de sapato dentro de casa

Deixar os sapatos na porta ou, ao menos, não ficar desfilando com eles pela casa é a atitude mais simples que você pode fazer pela limpeza do chão, evitando montes de sujeiras desnecessárias vindo da rua e facilitando e muito na hora da faxina.

mulher-limpando-o-chao

Cork, Ireland (/)

5. Você se esquece de limpar o aspirador

Cilada! Por motivos óbvios: se o aspirador estiver sujo, você provavelmente vai empurrar mais sujeira do que sugar. Se ele for do tipo que tem um saquinho para coletar o pó, limpe sempre que atingir um terço do volume. Se ele tiver só um compartimento para recolher a sujeira, esvazie a cada uso.

6. Você espirra o produto de limpeza direto nas superfícies

Ao pulverizar o produto diretamente na superfície, você acaba criando uma marca no móvel (difícil de tirar) atraindo mais poeira nesse local, e aí, será preciso voltar lá para limpar mais vezes do que o necessário. Para evitar que as superfícies fiquem pegajosas, espirre o produto em um pano primeiro e, depois, passe o pano nos móveis.

7. Você não deixa o produto agir por tempo suficiente

Sim, deixar algumas áreas de “molho” por alguns minutos, como o rejunte entre os azulejos, por exemplo, pode ajudar a amolecer e dissolver manchas e sujeiras, facilitando muito na hora de esfregar.

8. Você não mantém uma rotina de limpeza

Há semanas que são mais corridas que as outras e, muitas vezes, não é fácil deixar tudo em ordem (nós sabemos!), mas manter a limpeza em dia evita que a sujeira se acumule e uma hora você tenha que parar e gastar um tempão varrendo, esfregando, lavando… Fazer a limpeza uma vez por mês é muito mais desafiador do que se dedicar por menos tempo toda semana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s