
(/)
O capricorniano transporta para casa muito das suas características pessoais. Regido por Saturno, o senhor do tempo e das estruturas, o nativo desse signo é sério, persistente e trabalhador. Uma casa capricorniana será, antes de tudo, sólida. Se ele acompanhou as obras, certamente terá reforçado os alicerces e escolhido materiais resistentes, mesmo que tenham sido muito mais caros. Uma casa bem capricorniana atravessa os séculos, atendendo ao seu desejo inconsciente de perenidade. As grossas paredes das construções coloniais e os muros altos exercem um grande fascínio sobre ele, que anseia pela segurança e pela concretude. Por isso, prefere as cores neutras e o mobiliário de linhas tradicionais, que possam transpor os anos sem que precisem ser trocados. O gosto pela meia-luz vem do velho Saturno, associado à cor preta e à escuridão.
Entre seus materiais preferidos estão os tecidos naturais e as madeiras de lei, como o mogno e o quase extinto jacarandá. Mas o mais importante é que o conjunto da decoração mostre claramente aos convidados a prosperidade de um profissional bem-sucedido. Suas conquistas – as peças trazidas de uma viagem feita logo após uma promoção – terão um lugar visível nessa casa. Diferente do canceriano, que guarda os objetos pelas lembranças amorosas associadas a eles, o capricorniano acumula pelo seu desejo de segurança, pelo medo de que um dia lhe falte alguma coisa. E, se o escritório é o lugar por excelência de quem tem o Sol em Capricórnio, é no sótão – ou em algum cômodo semelhante – que os nativos do signo acumulam, dia após dia, os itens que julgam necessários.
A influência de Áries, o signo que habita a quarta casa do ascendente capricorniano, explica uma certa queda por objetos clássicos e consistentes, como esculturas de metal.
Ampulhetas e relógios despertam os seus sentidos – lembram o capricorniano de que tudo deve resistir ao tempo.
Metais: chumbo e prata
Cores: cinza e bege
Árvores: cipreste, tamarineira e pinheiro
Perfumes: pinho e amadeirados
Pedras: ônix e ametista
Quem tem a Lua em Capricórnio coleciona: pedras, canetas-tinteiro e bengalas.
O que esse signo adora: biombos; pedras brutas ou raras; vasos; relógios e ampulhetas; guarda-chuvas; peças de couro ou camurça; calendários; conjunto clássico de agenda e caneta-tinteiro; móveis tradicionais para compor o ambiente do escritório em casa; cerâmicas e objetos de vidro.