Aprenda a aumentar a felicidade dentro de casa com os suecos

Veja como limpar a casa e melhorar o bem-estar em quatro passos seguindo as tendências e o estilo de décor dos escandinavos

O termo hygee é usado pelos dinamarqueses com referência a conforto e aconchego e, desde o ano passado tomou força e tem se transformado em uma tendência no mundo todo. Este ano, o termo “lagom”, dos suecos, promete fazer com que mudemos a maneira como decoramos nossas casas e cuidamos da nossa saúde. A filosofia da moderação guia quase todos os aspectos da vida dos suecos: decoração, alimentação e bem-estar. Eles acreditam que uma vida moderada e a felicidade estão interligadas.

“A casa escandinava atinge o equilíbrio perfeito entre o minimalismo e a desordem, resultando em um espaço limpo, calmo e que também é acolhedor e convidativo”, Nikki Brantmark, fundadora do blog My Scandinavian Home, disse ao My Domaine.

Aprenda com os suecos como limpar a casa e aumentar a felicidade em quatro passos:

1. Remova um item de cada cômodo

1-tendencias-escandinavas

 (Reprodução/Sharyn Cairns Photography/My Domaine)

As casas escandinavas ficam longe da desordem e costumam adotar o pensamento de “menos é mais”, investindo em peças de qualidade. Apostar em mobiliário que vai resistir ao tempo e às tendências efêmeras, é uma boa escolha. O desafio é conseguir parar de adicionar coisas em casa, de móveis a acessórios. Faça um desafio consigo mesmo: remova um item de cada cômodo da casa com o propósito de deixá-la mais limpa.

2. Encontre alegria nas pequenas coisas

2-tendencias-escandinavas

 (Reprodução/Talisa Sutton for Badlands/My Domaine)

O conceito lagom incentiva a compra consciente. Você deve adquirir móveis e acessórios que realmente tragam felicidade, não fazê-lo por puro impulso. Nikki Brantmark aconselha que suas peças favoritas sejam colocadas de maneira mais isolada na decoração, para que você possa realmente apreciá-las. Segundo ela, quando as peças estão misturadas ou no meio de um ambiente bagunçado, é mais difícil de ver beleza nelas. Isso tudo não significa que você deva gastar muito para renovar o décor. Os suecos encontram beleza nas pequenas coisas, como uma vela perfumada ou um arranjo de flores.

3. Decore com cores calmas

3-tendencias-escandinavas

 (Reprodução/Alvhem Home/My Domaine)

A cor da sua casa pode ter um impacto profundo sobre o seu humor e bem-estar. Cores suaves como branco, tons de cinza e nudes são ótimos para fazer a base dos cômodos. Outras cores podem fazer parte do décor, mas em alguns pontos específicos, deixando predominar uma atmosfera simples e calma.

4. Traga o exterior para dentro

4-tendencias-escandinavas

 (Reprodução/Decus Interiors/My Domaine)

A natureza tem uma forte influência nas casas suecas: eles apostam em camadas e camadas de texturas naturais como o linho, a lã e a madeira, adicionando calor aos ambientes. A luz natural é sempre abundante e as plantas fazem parte da casa – mesmo que seja apenas uma muda em um belo vaso.

banner2017

 (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s