Aprenda com Neza Cesar a renovar a casa no começo do ano

Todo início de ano, a designer de interiores Neza Cesar recicla as energias da morada com ideias simples, como mudar os móveis de lugar. Inpire-se

É uma tradição para a designer de interiores Neza Cesar: quando um ano termina, ela trata logo de renovar o astral da casa. Para receber 2012, pintou as paredes e movimentou a mobília. Deixou os tons clarinhos para trás e coloriu os ambientesde vinho, goiaba, verde-militar e azul-turquesa. “E nem precisei comprar a tinta. Usei as sobras dasque já tinha. Na minha opinião, cor é o que mais faz diferença em uma decoração”, afirma.

Como os móveis precisaram sair do lugar para a pintura, Neza aproveitou para fazer um rodízio. Retirou uma mesa de jantar imensa (que emprestou para um amigo) e a substituiu por outra de apenas quatro lugares, trazida da varanda. No espaço livre que sobrou, fez um canto aconchegante com poltronas vindas de outros cômodos e um tapete novo. Até os porta-retratos ganharam fotos mais recentes. “Não estou sempre igual. Por que a casa teria que estar?”

Como Neza Cesar usa o Feng Shui e o Vastu Shastra

 

Ao mexer na decoração da casa, Neza intuitivamente coloca em prática as recomendações de duas técnicas de harmonização de ambientes: a chinesa feng shui e a indiana vastu shastra, das quais conhece os princípios básicos. “Para o feng shui, o simples ato de trocar as coisas de lugar estimula um novo padrão de pensamento”, explica a consultora Mariângela Pagano, especialista nessa arte. Ela indica que as mudanças comecem por uma faxina energética.

Quando algo está quebrado ou desarrumado, a energia fica obstruída e é necessário liberar caminho”, diz Mariângela. Percorra os ambientes e mande consertar ou jogue fora o que estiver quebrado. “Veja se há vazamentos, coloque o espelho do interruptor de luz, pingue óleo nas dobradiças que rangem e, mais importante, cuide para que as portas se abram como a vida. Ou seja, totalmente”, orienta a consultora. Feito isso, passe para os toques de amorosidade, como investir em um novo enxoval para o quarto. “Substituir as almofadas e comprar um abajur já rende um belo efeito”, garante Neza Cesar.

Como Neza Cesar harmoniza o seu jardim

 

Em seu cuidado constante com a casa, Neza procura não abandonar nenhum cantinho. Ainda que dê trabalho, manter o jardim em ordem se transformou em um deleite. “Quanto mais me dedico às plantas, maistenho vontade de ficar no quintal”, diz. De acordo com os especialistas em harmonização de ambientes, essa atenção é fundamental, pois espécies maltratadas passam uma mensagem de sofrimento. “Adubar a terra, regar e remover folhas secas, por sua vez, alimenta um ciclo de vitalidade”, diz o monge brasileiro Lila Raja, encarregado de um templo em Vrindavana, cidade indiana a três horas de Nova Délhi.

Ele é especialista em vastu shastra, ciência milenar que preza uma casa livre de acúmulos desnecessários. Isso inclui as folhas mortas do jardim. “Tudo o que não está em uso gera estagnação”, afirma. Na Índia,uma das festas que celebram o Ano- Novo consiste em lavar a entrada da morada, decorá-la com lâmpadas e flores e pedir desculpas às pessoas que você, eventualmente, tenha ofendido. “O importante, na casa e na vida, é não deixar pendências.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s