Curadoria para arte contemporânea

Com anos de experiência nas artes, Antonia Bergamin e Thiago Gomide apostam no valioso mercado secundário e oferecem consultoria especializada.

abre-curadoria-para-arte-contemporanea

 (/)

Ela é filha de Jones Bergamin, mais conhecido como Peninha, um dos principais leiloeiros do Brasil. Com o pai, trabalhou e aprendeu tudo sobre o cenário. Ele estudou fotografa, pintura e história da arte em Oxford, juntou-se a Bernardo Paz para criar o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e, mais recentemente, trabalhou com Peninha na Bolsa de Arte, conduzindo leilões de design, arte contemporânea e fotografa na capital paulista. Experiência é o que não falta a Antonia Bergamin e Thiago Gomide. Agora, os empresários se aventuram em um novo projeto que, desde agosto, figura na rua Oscar Freire, em São Paulo: a Galeria Bergamin. Assinado pelos arquitetos Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba, o espaço de 150 m² em forma de cubo branco deve receber, inicialmente, ao menos três exposições ao ano. A primeira delas, Correspondências, trouxe obras de nomes de peso, entre eles, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Vik Muniz e Waltercio Caldas, que fazem referência a diversos artistas plásticos. Além de comercializar criações de brasileiros e estrangeiros, com foco no pós-guerra, a galeria não tem um elenco fixo. A aposta é no mercado secundário, auxiliando colecionadores a formar um novo acervo ou completá-lo e oferecendo serviços de restauração, transporte, conservação e avaliação de obras. “Frequentemente, um trabalho que já não faz sentido em uma coleção é justamente o que outro colecionador precisa. É aí que entramos”, explica Thiago. Mas a galeria não deseja atuar apenas com colecionadores experientes. Na visão da dupla, as mostras que exploram o diálogo entre os artistas históricos e contemporâneos favorecem os principiantes. “Com isso, os jovens podem entender a produção atual, saber em que ambiente aquele artista se desenvolveu e, com isso, ter mais bagagem para fazer as próprias escolhas”, avalia Antonia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s