De lado, costas ou bruços – qual o travesseiro ideal para o seu sono?

A escolha certa do travesseiro é essencial para dormir bem e acordar sem dores

Apresentado por ALTENBURG

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Com certeza você já ouviu que passamos mais ou menos um terço das nossas vidas dormindo e que todo esse tempo debaixo das cobertas é fundamental para a saúde e bem-estar.

Existem muitos fatores que afetam a qualidade do sono. Um dos mais importantes é a posição em que deitamos. O ideal é que cabeça, pescoço e tronco fiquem alinhados e os músculos da região do trapézio relaxados.

Para isso, é preciso prestar muita atenção à escolha do travesseiro. “Durante a noite de sono, a função dele é alinhar cabeça e coluna, permitindo também que o sangue flua por todo o corpo”, aponta Rafael Locks, mestre em design de produtos e especialista da Altenburg, a maior fabricante da de travesseiros do país. “Dessa forma, há uma boa oxigenação de todas as partes do corpo, o que vai ajudar a pessoa a ter uma noite restauradora”, afirma.

Manter a coluna reta é também uma forma de garantir que o corpo descanse e atinja o estado de repouso profundo. Do contrário, podem começar a surgir problemas como formigamento, cansaço e dores musculares.

De acordo com Locks, o principal fator que influencia na escolha do travesseiro é a posição de deitar. “Dependendo do jeito de dormir, a pessoa vai precisar de uma peça mais alta ou mais baixa, com um suporte, que é a capacidade de manter a cabeça em uma determinada altura, maior ou menor.” Para cada jeito existe uma peça adequada que ajuda a posicionar o corpo da maneira correta.

Para quem dorme de lado

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Deitar de lado é a maneira mais indicada por especialistas para se ter um bom sono. Nessa posição, o travesseiro – e não o seu pescoço – é que vai manter a cabeça alinhada. Por isso, a peça deve ser firme e preencher o espaço acima do ombro, mas sem flexionar o pescoço para o alto, impedindo que a cabeça fique muito afundada. O body pillow – ou travesseiro de corpo – também é indicado para essa posição, pois dá suporte tanto para o braço quanto para a perna que ficam por cima, relaxando o ombro e mantendo os joelhos levemente dobrados.

Para quem dorme de costas

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As pessoas que dormem de barriga para cima têm que tomar cuidado com travesseiros altos demais, que forçam o pescoço para cima e levam o queixo para o peito. A peça não precisa ser tão firme – pode ter um suporte médio.

Para quem dorme de bruços

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Essa posição não é recomendada por especialistas, pois o pescoço fica torcido para o lado, forçando os músculos. O melhor, portanto, seria tentar dormir de outra forma. Mas se você só consegue pegar no sono desse jeito, procure um travesseiro mais baixinho e bem macio, para evitar que a cabeça fique mais alta que o corpo.

Parece complexo, mas não é. Há empresas que oferecem travesseiros específicos para cada necessidade. A Altenburg tem até um quiz em seu site, cujo resultado indica o melhor tipo de travesseiro de acordo com a posição de dormir e o material do recheio.

E lembre-se: travesseiro também tem prazo de validade! O ideal é trocá-lo a cada dois anos. Depois desse tempo, até 25% do seu peso pode ser formado por ácaros vivos ou mortos e seus dejetos – um prato cheio para alergias e outros problemas.

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