Entenda o que é o Mindfulness e saiba como usá-lo em casa

Apostar em uma decoração minimalista tendo em mente a essência do “menos é mais” pode tornar sua casa um templo de tranquilidade e aconchego

A gente sabe que é difícil manter a casa em ordem. Ainda mais se você está cheio de tarefas, com contas a pagar, prazos a cumprir e uma lista de afazeres que não para de crescer. Mas pesquisas mostram que ambientes desorganizados aumentam os níveis de estresse e você não deve ignorar este dado.

Se você simplesmente não consegue dar conta de estar sempre arrumando a casa, talvez uma boa solução seja ser minimalista. E não só na decoração, mas na essência do menos é mais. Praticar o mindfulness, conceito de consciência plena, de prestar atenção ao redor e ao presente, pode ajudar a focar no que é importante aqui e agora.

A seguir, 14 ideias vão ajudar você a levar simplicidade e tranquilidade para a sua casa.

1. Deixe o espaço falar por si só

1-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Há muitas maneiras de decorar uma casa, mas antes de começar um quebra-quebra ou de encher prateleiras e armários com coisas, gaste algum tempo entendendo e apreciando os ambientes. E trabalhe com o que você tem em termos de espaço e disposição dos cômodos – não contra isso.

2. Faça uma limpa uma vez, mas edite várias vezes

2-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Há uma razão pela qual o método de Marie Kondo é um sucesso: porque funciona! Para criar um espaço consciente, é preciso dominar a magia da arrumação. Deixe as coisas que você gosta e se livre daquelas que não são essenciais e estão atrapalhando. O resultado será um espaço aconchegante e confortável onde você gosta de estar.

3. Aposte em móveis baixos

3-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

A proporção dos móveis pode afetar muito o ambiente. Mesas, sofás e camas altas podem deixar o visual um pouco poluído. Que tal apostar em móveis baixos? Minimalista e confortável!

4. Escolha uma paleta de cores neutra ou suave

4-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Ao decorar um interior minimalista, é preciso uma base limpa. Paredes brancas podem dar a impressão de amplitude e tornar o ambiente arejado. Peças em tons suaves como bege ou verdes que remetem à natureza são facilmente assimiladas pelo olhar.

5. Livre-se da maioria dos espelhos

5-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

No Feng Shui, espelhos podem atrapalhar as boas energias e fazer com que você se sinta inquieto. Alguns estudos, inclusive, chegaram à conclusão de que os espelhos poderiam desencadear estresse e ansiedade. Apesar de amarmos o quanto eles podem fazer um ambiente parecer maior, é melhor removê-los do quarto, da sala e da cozinha. E colocá-los atrás de portas de armário ou nos banheiros.

6. Use materiais naturais

6-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Para que a estética “menos é mais” do minimalismo não torne o ambiente frio, invista em peças de materiais naturais, como madeira, mármore, couro, barro e cortiça. A singularidade de materiais terrosos acrescenta personalidade e calor ao seu lar.

7. Deixe a luz natural entrar

7-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Um exercício simples de mindfulness é acordar quando a luz do dia invade o quarto e dormir quando está escuro lá fora – isso mantém um ritmo de sono saudável. Considere livrar-se de cortinas e derrubar paredes que bloqueiam janelas para maximizar a quantidade de luz que entra. Deixar a luz natural encher sua casa traz energia de fora para dentro e permite que você tenha o melhor descanso possível.

8. Mantenha as superfícies limpas e arrumadas

8-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Deixar uma prateleira, a bancada da cozinha ou a mesa de trabalho desorganizadas não é só esteticamente feio, mas pode deixar todo o ambiente confuso (e você também!). Arrume-as diariamente como um exercício de desintoxicação de mente e espírito.

9. Tenha compartimentos de armazenamento estilosos

9-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

É difícil se livrar de algumas coisas como papéis, material de escritório, maquiagem, acessórios, entre outros itens que se acumulam sem você nem perceber. Então, para deixa-los organizados, aposte em caixas de armazenamento, cestas e outros recipientes estilosos. Use a criatividade e organize todos os itens por categoria.

10. Mantenha os cabos escondidos

10-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Fios por todo lado não são nada atraentes. Então, arranje maneiras de escondê-los, junto com as réguas de energia. Há móveis com compartimento para esses inconvenientes. Use a criatividade e mantenha o espaço livre destes “empecilhos”.

11. Invista em iluminação suave

11-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Instale luz quente nos abajures e luminárias e, para um brilho suave, compre abajures de tecido ou lâmpadas de luz difusa. Velas perfumadas também dão um toque de iluminação tranquila e acolhedora aos ambientes.

12. Faça a sua cama todas as manhãs

12-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Por mais tentador que seja deixar tudo largado (afinal, de noite você vai voltar pra lá e bagunçar tudo de novo), não o faça. Isso dá a impressão de que tudo está em desordem. Comece bem o dia arrumando a cama e, se puder, aposte em lençois e edredons bonitos e estilosos.

 13. Tenha flores e plantas

13-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Com uma decoração simples e minimalista, é mais importante ainda trazer um pouco de vida aos ambientes. Considere que cuidar de flores e plantas também faz parte do exercício de mindfulness. E elas também tornam o ambiente mais convidativo.

14. Adicione textura

14-maneiras-de-tornar-sua-casa-mais-zen

Para impedir que um espaço fique frio, adicione textura. Pode ser uma manta sobre a poltrona ou o sofá, ou um tapete de lã macio. Seu espaço vai ficar mais aconchegante do que nunca!

Fonte: Brit+Co

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s