Exposição de Kandinsky chega ao CCBB/São Paulo

Obras do russo ficam expostas até 28 de setembro e seguem para Brasília e Rio de Janeiro

kandinsky

 (/)

Depois de passar pelo Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, 153 obras do precursor do abstracionismo desembarcam em São Paulo. A exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto”, aberta ao público no dia 8 de julho no CCBB de São Paulo, apresenta a história e o universo criativo de Wassily Kandinsky (1866-1944). São pinturas, fotos, livros e cartas do russo e de artistas a ele contemporâneos. Expostos, estão trabalhos que integram a coleção de museus, como o Museu Estatal Russo de São Petersburgo, e trabalhos procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França. Kandinsky foi professor da Bauhaus, considerada a primeira escola de design no mundo, onde lecionou com Marcel Breuer, designer que o homenageou com a icônica cadeira Wassily.

O visitante desbrava as ideias e a obra do artista fazendo uma imersão em cinco universos pelos quais o russo abstracionista passou: “Kandinsky e as raízes de sua obra em relação com a cultura popular e o folclore russo”, “Kandinsky e o universo espiritual do xamanismo no Norte da Rússia”, “Kandinsky na Alemanha e as experiências no grupo Der Blaue Reiter, vida em Murnau”, “Diálogo entre música e pintura: a amizade entre Kandinsky e Schonberg” e “Caminhos abertos pela abstração: Kandinsky e seus contemporâneos”. Com curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, a exposição vai até o dia 28 de setembro. Depois, segue para o CCBB/Brasília (12 de novembro a 12 de janeiro) e para o CCBB/Rio de Janeiro (28 de janeiro de 2016 a 30 de março).

Serviço: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Onde? Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo (SP)

Quando? De quarta a segunda, das 9h às 21h.

Quanto? Entrada franca.

Para quem quiser evitar filas, a Ingresso Rápido disponibiliza um aplicativo no qual é possível reservar data e hora para visitar a exposição. Mais informações no site.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s