Flores, sopas e vinhos são entregues de bicicleta

Serviços de entrega trocam as motos pelas bikes. É menos poluição e mais charme.

Na contramão da cultura do carro, alguns serviços de entrega usam bicicletas como meio de transporte. As vantagens são muitas: maior flexibilidade no trânsito, cuidado com o meio ambiente, prática de exercícios pelos entregadores, além de trazer um toque romântico para a cidade. Mas tem uma desvantagem: pedalar ainda exige muita atenção, principalmente em vias perigosas.

As flores de A bela do Dia

04

 (/)

“Pedalamos tão longe quanto nossas pernas aguentam”, diz Tatiana Pascowitch, amiga e sócia de Marina Gurgel Prado (de camisa estampada). A motivação? Vender fores pelas ruas da Zona Oeste. É o que fazem as moças do ateliê A Bela do Dia. “No início, pensamos em trabalhar com uma Kombi. Mas, fora o investimento alto, provavelmente fcaríamos presas no trânsito”, conta Tati. De bicicleta, desde abril, as jovens percorrem os bairros próximos ao ateliê onde montam os arranjos. Também aceitam encomendas e oferecem assinatura de flores. Os vasinhos disponíveis no itinerário custam de 6 a 25 reais, cada um. Elas oferecem desconto para quem doar uma garrafa de vidro. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Vendendo sopa por aí

05

 (/)

“Bicicleta é o meu meio de transporte. Ponto!”, conta Flávia Spielkamp, da Aya Cuisine. Nascida em Caraguatatuba, litoral de São Paulo, a moça costumava pedalar pela cidade e não parou quando veio morar na capital. Mas foi só há quatro anos que aliou o prazer de andar sobre duas rodas ao seu sustento. “Sempre fiz sopas orgânicas, porém só para consumo próprio e para os amigos. De tanto receber elogios, surgiu a ideia da venda”, diz. A entrega de bike foi pura consequência. “É um prazer oferecer um produto saudável de uma forma saudável.” São 11 sabores e cada kit, com seis potes de 500 ml, sai por 90 reais. Entregas às quintas e sextas-feiras.

Receita da sopa

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 3 porções

Ingredientes:

4 cenouras médias (600 g)

1 dente de alho

1 cebola inteira (100 g)

1 pedaço de gengibre (50 g)

2 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe as cenouras em rodelas, o alho, a cebola (cortada ao meio) e o gengibre (sem casca) em 2 litros de água. Assim que a cenoura amolecer, retire o gengibre. Bata o caldo no liquidificador. Acrescente o azeite e o sal.

Vinhos na garupa

06

 (/)

Durante uma viagem à Argentina, surgiu a ideia de fundar o clube Vinhos de Bicicleta. “Minha namorada e eu fizemos um roteiro de bike pelas pequenas vinícolas locais. Quando voltamos de férias, resolvi montar um negócio que valorizasse os vinhos artesanais”, conta Rodrigo Ferraz. Funciona assim: o associado paga 95 ou 165 reais por mês, conforme a seleção de bebidas, e recebe em casa dois rótulos. As entregas em São José dos Campos, SP, sede da empresa, são feitas de bicicleta. Os sócios espalhados pelo país, cerca de 200, recebem as garrafas por correio ou transportadora.

Entregas de bike: vantagem calculada

Os bikers da Carbono Zero Courier já pedalaram 392 mil km levando entregas de vários tipos, de chaves a mamadeiras. Isso significa, de acordo com uma comparação adotada pelo Departamento Britânico de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais, que 28,6 toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidas na atmosfera. “Esse dado tem feito muita gente trocar a moto pela bicicleta”, afirma Rafael Mambretti, sócio do irmão, Danilo. Prova disso é o crescimento da empresa. “Há três anos, tínhamos três entregadores. Hoje, são 35.” O serviço pode ser ocasional ou contratado mensalmente. Das 8h30 às 18h. Custo por deslocamento a partir de 24 reais.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s