Natal em família

Na casa da artista plástica Ana Morelli, os filhos, Sofia e Martim, ajudam a confeccionar os enfeites da árvore e participam da atmosfera de alegria desse dia especial.

O que faz o dia de Natal virar uma lembrança inesquecível na memória de crianças e adultos? Certamente não são a decoração sofisticada, o cardápio elaborado e presentes caríssimos. O Natal pode ser singelo e mesmo assim muito significativo. “Essa data anuncia um nascimento divino. Os rituais de épocas como essa possibilitam trazer o sagrado para dentro de nossa vida comum”, afirma a psicóloga Angela Cosac Nacacio. Ritualizar uma data significa se preparar de maneira consciente. Tudo o que é feito se reveste de outro sentido. Para os adultos, os tecidos coloridos podem simbolizar o desejo de mais alegria, as asinhas de anjo, de mais leveza, e o envolvimento das crianças, a vontade de serem mais criativos. “Quando a preparação é feita com intenção e calma, cuidado e carinho, a experiência traz conforto e segurança para nossa alma”, diz Angela.

O prazer de criar em conjunto

Para os pequenos, a diversão é poder participar de tudo e dar palpites. Em vez de peru, por que não deliciosos canelones acompanhados de suco de melancia, com cupcakes de sobremesa, coisas que a criançada adora? Discutir em conjunto as ideias de decoração, então, vira outra inesperada brincadeira. “A preparação da festa se estende por dias de deliciosa expectativa, tão gostosos quanto o Natal”, diz Ana Morelli, dona da casa e artista que faz uma releitura contemporânea do patchwork. “É possível criar esse espaço de calma e criatividade para as crianças em oposição ao ritmo alucinante de nossa vida”, diz a psicóloga Angela Cosac Nacacio. “São momentos de comunhão que têm seu próprio ritmo e ajudam a formar uma afetividade profunda.”

* Antes de comprar a tinta, confira o tom do catálogo do fabricante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s