Novo museu de Paris conta a história do perfume com exibições sensoriais

O Le Grand Musée du Parfum investe em exibições sensoriais para falar sobre a relação histórica e pessoal que possuímos com aromas

1-novo-museu-de-paris-conta-a-historia-do-perfume-com-exibicoes-sensoriais

 (/)

A história do perfume é tão longa que suas origens vem de antes do antigo Egito, quando queimar incenso era visto como um meio de comunicação com os deuses. A perfumaria só se tornou uma indústria, porém, na época de glória de Versalhes, com Louis XIV. O papel do mais novo museu parisiense, o Le Grand Musée du Parfum, é contar essa jornada.

4-novo-museu-de-paris-conta-a-historia-do-perfume-com-exibicoes-sensoriais

 (/)

Com sede na Rue du Faubourg Saint-Honoré, ele não é o primeiro museu do perfume da cidade. O primeiro pertence à família da perfumaria Fragonard, enquanto o Grand Musée é operado pelo Sindicato Francês de Perfumaria, um conjunto de 66 casas de perfumes diferentes e renomadas.

Cada ala deste museu procura criar uma experiência olfativa, entre quatro andares organizados com a história do perfume, imersões sensoriais e a arte da criação de fragrâncias. As exibições não focam no produto, mas no conceito de perfume, instigando questões como a capacidade de relacionarmos cheiros a memórias e detalhes de nossas vidas.

2-novo-museu-de-paris-conta-a-historia-do-perfume-com-exibicoes-sensoriais

 (/)

Um dos destaques é o corredor da fama, que exibe um perfume considerado lendário para cada ano entre 1921 e 2000. A obra de arte Perfume Organ também se diferencia das outras, demonstrando por meio de um jogo de luz e som a experiência dos perfumistas em criar as fragrâncias.

No espaço, há ainda a reconstrução de uma das primeiras perfumarias parisienses, a Houbigant, fundada em 1775. Ela foi recriada a partir de móveis da época, uma caixa registradora e garrafas de perfume antigas, todos cedidos pelo Musée Carnavalet.

3-novo-museu-de-paris-conta-a-historia-do-perfume-com-exibicoes-sensoriais

 (/)

Do lado de fora do museu foi plantado um grande jardim de plantas e flores extremamente aromáticas, como o jasmim. Até o fim de 2017 o Sindicato pretende construir um restaurante para que os visitantes possam saborear boa culinária francesa entre o cheiro das flores.

Leia também: 5 ideias criativas para organizar os seus perfumes

Fonte: Condé Nast Traveler e Direto de Paris

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s