O que não fazer antes de dormir: dicas para ter o sono perfeito

Conversamos com especialistas do Instituto do Sono de São Paulo e listamos seis dicas para o sono perfeito

dicas_informe_imagem_NOVO

 (/)

Dor de cabeça, irritabilidade, cansaço. Estes são alguns dos sintomas sofridos por cerca de 33% dos brasileiros que afirmam ter dificuldades para dormir devido ao estresse do trabalho. Ao deixar de ter um sono revigorante, você passa a se sentir mais cansado, irritado e a probabilidade de ter dor de cabeça aumenta consideravelmente. Para te ajudar a ter um sono perfeito – ou pelo menos, quase! – conversamos com o pediatra e especialista em medicina do sono Dr. Gustavo Moreira. A mais importante delas é ter uma rotina; acordar e dormir, se possível, todos os dias no mesmo horário. Confira essa e outras cinco dicas.

mundo do enxoval12

 (/)

Nada de what’sapp antes de dormir

“Tudo que vai ligado à energia elétrica é estimulante”, explica o Dr. Gustavo. Então, celular, computadores, tablets, TVs e a própria luz do ambiente devem ser desligados, em geral, uma hora antes de dormir. Isso porque a secreção de melatonina, hormônio que estimula o crescimento das células, dá pigmentação à pele e induz ao sono, tem seu pico à noite, quando escurece. Como temos energia elétrica à nossa disposição, aumentamos o tempo de exposição à luz e, consequentemente, inibimos a secreção da substância.

Não beber líquidos logo antes de ir para a cama

“O ideal é tomar água ou qualquer outro líquido pelo menos uma hora antes de ir se deitar”, explica Gustavo. Assim, você não acordará no meio da noite com vontade de fazer xixi.

Ter rotina

Essa é a dica mais importante para a manutenção do sono perfeito. “Dormir e acordar nos mesmos horários, todos os dias, faz com que o organismo se acostume, contribuindo para uma noite de sono perfeita”, conta Gustavo. Aos finais de semana, como as pessoas costumam ter uma rotina mais variada, a ideia é tentar dormir e acordar nos horários próximos a um dia de semana comum.

Dormir bem é o melhor para poder crescer!

Dormir bem é fundamental para a produção do hormônio do crescimento (GH). “Durante a noite, estamos em repouso e a energia acumulada é utilizada pelo corpo para a produção de células e, com isso, acabamos crescendo, tanto dos lados como para cima, no caso de crianças”, brinca o Dr. Gustavo.

Nada de refeições pesadas antes de dormir

“Isso é muito pessoal e variável. Tem gente que come uma feijoada e dorme. Porém, é melhor evitar”, explica o Dr. Gustavo. O ideal é comer coisas leves e evitar alimentos e bebidas estimulantes, como pimenta, chá preto, café, energético e álcool.

Uma cama confortável

Escolher um bom colchão, roupa de cama adequada e climatizar o espaço a sua maneira, acrescentando ventilador ou ar condicionado. Esta é receita infálivel para o sono perfeito. “No caso de pessoas, principalmente, crianças alérgicas, é necessário uso de capas e colchões anti-alérgicos”, conta o Dr. Gustavo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s