O significado das cores para os diferentes povos do mundo

As cores exercem muita influência sobre a vida das pessoas e possuem diversos signifcados em cada canto do mundo. Descubra!

Muito mais do que ditar tendências, as cores têm o verdadeiro poder de influenciar no comportamento e despertar as mais variadas emoções nas pessoas, como a raiva, a tranquilidade e o otimismo. E, sim, algumas sensações estão diretamente ligadas às tonalidades, mas será que elas representam a mesma coisa em cada canto do mundo?

01-design-weekend-papeis-de-parede-cheios-de-cor-na-wallpaper

 (/)

LEIA MAIS: Que cor usar em cada ambiente da casa?

Na realidade, as cores não são um conceito compreendido universalmente, assim como um “bom dia” e um “olá” possuem o mesmo significado ao redor do globo. Dessa forma, os mais variados sentidos podem ser atribuídos a uma mesma cor, dependendo da cultura e dos costumes. A agência londrina Kaizen Search mapeou as diferentes interpretações que as cores recebem em diversos países e o resultado é bem interessante.

Na Bélgica, a cor rosa era tradicionalmente designada para os meninos, mas passou a ser usada em referência as meninas com o passar dos anos. Na China, o amarelo faz alusão a lealdade e está associado à história imperial do país, sendo comumente relacionado à masculinidade. Para os chineses, o verde, a cor de 2017, representa adultério, enquanto no México essa é o símbolo da liberdade.

2-essas-cores-vao-conquistar-voce-em-2017-verde

 (Reprodução/Behr/Elle Decor)

LEIA MAIS: A cor de tinta ideal para cada signo

Já no Brasil e na Tailândia, o roxo costuma ser relacionado com luto, estando presente na maioria dos funerais. No outro lado do mundo, no Japão, a mesma cor tem um significado completamente diferente: saúde e prosperidade. Na Ucrânia, a cor da saúde e vitalidade é o azul, que no Irã está relacionado à imortalidade.

Enquanto o vermelho é tido como a cor de sentimentos intensos como raiva e amor, na Índia, ele representa a espiritualidade, pureza e sensualidade. Na Austrália, o vermelho também pode ser interpretado como a cor da terra e é tradicionalmente usado em cerimônias importantes.

Sinônimo de paz e renovação em muitos países, na Coreia do Sul e em outros países asiáticos, o branco é a cor que simboliza a morte, o azar e, em algumas ocasiões, o luto.

Fonte: My Domaine.

banner2017

 (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s