Os 10 mandamentos para ter uma casa superorganizada

A arrumação e organização são necessidades bem diferentes na rotina da casa. Entenda o que são e siga estes mandamentos para manter a casa organizada

Você quebra a cabeça, mas não consegue compreender o motivo para a bagunça e o caos permanecerem em sua casa? Pode ser que você não esteja abordando a organização de maneira correta – para ajudar, trouxemos 10 regras básicas que devem ser seguidas para deixar o lar sempre em ordem.

12-ambientes-com-inspiracao-escandinava

1. Saberás a diferença entre arrumação e organização

À primeira vista pode até parecer, mas uma casa arrumada não é uma casa organizada. Isso porque, arrumando, você pode simplesmente pegar um objeto do chão e escondê-lo em um armário. Já a organização segue um método prático e busca por soluções permanentes para os problemas do lar! Pense assim: a casa está bonita por fora, mas aquela bagunça dentro dos armários? Isso está errado.

2. Pensarás em suas prioridades antes de organizar

Não há como traçar um método sem saber seus objetivos, não é mesmo? Portanto, antes de arregaçar as mangas, analise seu lar e faça uma lista de tarefas pensando no que você precisa para que ele se mantenha organizado. Reflita sobre as necessidades de cada ambiente e das pessoas que dividem o teto com você, da quantidade de armários e gavetas da casa entre outros detalhes que ache importantes, encontrando uma maneira lógica de lidar com a bagunça. Nosso calendário de organização em sete dias é uma boa ajuda!

3. Manterás cada objeto em seu lugar

Uma regra tão simples, mas que é frequentemente deixada de lado: pegou um objeto? Coloque-o de volta no lugar assim que terminar de usá-lo! Não deixe que os copos se espalhem pelos ambientes da casa e que a toalha do banho permaneça na cadeira do quarto, por exemplo. Ver tanta coisa acumulada atrapalha a circulação de energia da casa e te deixa desmotivado. Saiba mais sobre isto em nossa matéria sobre o assunto.

4. Organizarás os objetos por ambiente

lavanderia-organizada-com-tudo-ao-alcance-dos-adultos-Martha Stewart Living

Faz mais que sentindo deixar os objetos nos ambientes em que eles são usados: você economiza andanças pela casa e não corre o risco de pegar algo em um lugar e deixá-lo em outro por preguiça! Este mandamento funciona extremamente bem com produtos de limpeza específicos, já que eles costumam ser deixados na lavanderia. Pense bem! É mais prático deixar um produto de limpeza para fogão na cozinha, por exemplo, evitando entulhar outro ambiente com objetos que não lhe pertencem.

5. Arranjarás espaço extra para guardar seus pertences

Na hora de comprar um armário ou investir em um móvel novo, considere sempre as opções multiuso e procure por mais espaço de armazenamento do que você acredita precisar. Ter uma prateleira sem uso no closet é uma das coisas mais úteis em uma casa, por exemplo! Assim, ao comprar algo novo, você não precisa realocar todos os pertences para conseguir guarda-lo.

6. Terás um cesto de bugigangas temporário

Parece contra produtivo ter um cesto para jogar todas as bugigangas, mas a gente explica: ele será usado apenas enquanto você estiver organizando a casa! Se você está em um ambiente e encontra vários objetos que não deveriam estar ali, coloque-os no cesto e continue focado no espaço em questão. Só depois de terminar a organização do ambiente, você irá separar os itens do cesto e devolvê-los para onde pertencem.

 7. Deixarás os objetos do dia a dia perto da porta

02-cabideiros-ganchos-e-mancebos-que-dao-um-belo-efeito-de-decoracao

Um mancebo, porta-chaves ou gancho de parede é essencial – e existe uma opção que combina com o estilo e tamanho de qualquer ambiente, de pequenas entradas até um hall gigantesco. Ter algo para deixar o casaco e a bolsa perto da porta principal não só deixará os objetos em fácil acesso, como também impedirá um terrível hábito: joga-los no sofá ou mesa mais próxima.

8. Terás apenas o que lhe é útil

O melhor amigo da organização é o desapego! Quem acumula muitos pertences, uma hora acaba sem lugar para coloca-los ou não arranja tempo suficiente para organizar tudo.  Principalmente se o item não tem utilidade – você precisa mesmo guardar algo que não usa nunca?

9. Não guardarás papeis e revistas velhas

Se você ama decoração e gosta das páginas de CASA CLAUDIA, não tem problema: você pode desenvolver um método de organização em pastas para guardar seus ambientes e matérias favoritas, assim como digitaliza-las e mantê-las em um pen drive. Do contrário, não vale a pena guardar pilhas e pilhas de revistas pela casa, somando páginas que nunca são relidas. Recicle!

10. Aproveitarás o espaço ao máximo

pergboard-para-dividir-a-louca

Mesmo que a casa seja grande, é difícil designar lugares específicos para alguns objetos dentro dos armários. Por isso, aprenda a aproveitar os espaços inusitados: coloque tábuas de corte nas portas do armário, instale divisórias nas gavetas… use sua criatividade!

Leia também:

12 ambientes tão organizados que vão fazer você querer arrumar a casa já

7 dicas para deixar a casa sempre pronta para visitas surpresa

12 erros de decoração e como não os cometer

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s