Piscina, academia, spa: diversão em casa é tendência!

É hora de desacelerar! Nestes projetos, o lazer é fundamental - seja no quintal, no terraço ou no quarto de brinquedos. Crie o seu espaço para ser feliz.

*Matéria publicada em Casa Claudia #617 – Janeiro de 2013

“Queremos criar os nossos pequenos paraísos”, diz a nore-americana Lisa White, do portal de tendências WGSN-Homebuildlife. Essa seria a nossa recompensa bem-vinda à vida maluca das grandes cidades. Nos projetos a seguir – que contam com piscina, academia e brinquedoteca – esse desejo é levado à sério. 

No quintal, um clube particular

Dia de sol tem jeito de férias na casa da arquiteta Ana Luiza Almeida Prado Sawaia. Basta sair no quintal com as crianças, levar uns petiscos e está feita a diversão. “Esta área, projetada nos anos 1950, englobava uma passagem para o carro e a garagem de 40 m², onde instalei sofá, mesa de jantar, balcão e churrasqueira”, diz ela. A proximidade da cozinha, no mesmo andar, facilita e até estimula as refeições ali. No jardim, Ana construiu uma piscina aquecida de 12,50 m de comprimento, pensada para o marido, que pratica natação. “Mas o local só fcou convidativo mesmo graças à presença maciça do verde, que faz tanta falta em uma cidade como São Paulo: na reforma, deixei intocada a unha-de-gato original dos muros.”

01-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

03-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

04-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

05-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

A academia fica ali, no jardim

Da esteira, se vê a piscina, da piscina, o terraço, e do terraço, um pouco de toda a área externa de 140 m². “Criar um projeto com atividades e jardim integrados foi uma forma de incentivar o convívio da família”, diz Luciana Zeitel, arquiteta que assinou a obra ao lado de Marcella Sion Libeskind. Mais do que entrar em forma, a ideia de ter uma academia foi um jeito de o casal conseguir mais tempo junto das duas flhas adolescentes. O ambiente reúne aparelhos de musculação e até um espaço para ioga. No piso, o laminado de PVC, amortecedor e fácil de limpar, imita madeira rústica, mas é ideal para o uso. Quem quer descansar aproveita a boa sombra da varanda com pergolado, deque e convidativas poltronas.

06-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

07-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

08-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

Quarto cheio de brinquedos

Brincar é um direito garantido na casa da fotógrafa Paula Brandão. “Como não há lazer no meu prédio, investi em um canto para que minhas flhas pudessem sempre ter seus momentos de diversão”, afrma. O espaço surgiu quando o quarto de Joana, 2 anos, fcou livre do trocador e da cama extra, que passaram para a irmã, Olívia, 7 meses. Mesinha de desenho, miniestante e até um castelinho de papelão ocuparam a área vazia. No piso, o tapete de algodão é fácil de lavar à máquina. “Escolhi uma peça azul para as meninas. Por que não? Para mim, criança tem de viver em um universo rico de cores.” Se antes os brinquedos se espalhavam pela casa, agora a bagunça é controlada. “E elas passam mais tempo juntas, o que é ótimo.”

10-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

09-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

11-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

Assim, quem precisa de praia?

O sol e a paisagem do Rio de Janeiro são a melhor companhia nesta cobertura, encontrada pela designer de interiores Renata Fragelli após uma busca de cinco anos. Situado na Zona Sul da cidade, o apartamento era uma pérola: tinha um terraço de sonho, perfeito para ver os flhos, Pedro e Guilherme, de 11 e 8 anos, se esbaldarem a céu aberto, bem longe da tela do computador. “A base já estava montada. Só faltava cor”, explica Renata, que fez o projeto com a sócia, Allison Cerqueira. O maior investimento foi o mosaico de azulejos na parede. “Nossa piscina virou o ponto de encontro da família. Não dá vontade de sair de casa nem para ir à praia.”

12-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

13-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

14-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

15-piscina-academia-spa-diversao-em-casa-e-tendencia

 (/)

*Matéria publicada em Casa Claudia #617 – Janeiro de 2013

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s