Retrato emocionante da decoração na favela de Paraisópolis

Um registro precioso da fotógrafa Renata Castello Branco sobre a comunidade Paraisópolis revela um jeito brasileiro de morar

decoracao-favela-de-paraisopolis

 (/)

Durante dois anos, Renata Castello Branco repetiu um roteiro: foi semanalmente ao bairro de Grotinho, na comunidade de Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, fotografar o interior das casas, que, para quem só as conhece por fora, não passam de um agrupamento aleatório, que abriga quase 100 mil pessoas. Conhecida pelos retratos, Renata pensou em captar apenas os ambientes. Mudou de ideia. “Sou uma retratista”, diz. “Ficou quase impossível separar a casa de quem vive nela. Fotografei o lar, que é a alma das pessoas.” Os espaços caóticos que costumamos ver não a interessavam. “Meu foco era o que havia de estruturado.” As moradias clicadas geraram exposição e livro e provaram a tese da autora: “O morador é a alma da casa”.

Imagens de santos pontuam as paredes

O interior das casas revelou cores intensas e retratos retocados a mão, transformads em pinturas. Neles, cantoneiras que servem de proteção durante o transporte da moldura permanecem, como uma forma a mais de adorno e uma prova a mais de esmero em lares onde o animal de estimação é o passarinho. Aos poucos, Renata foi entendendo o motivo de algumas peças frequentes nas moradias, como as cortinas de contas plásticas. “Os nordestinos são maioria na comunidade. Essas cortinas evitam, no Nordeste, que as moscas circulem de um espaço para outro”, conta. Na construção de um lar, a memória importa mais do que a utilidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s