Seis dicas de um monge budista para arrumar a casa

O autor do livro <em>Manual de Limpeza de um Monge Budista</em> diz que faxinar é bom porque concentra o pensamento no presente

00-seis-dicas-de-um-monge-budista-para-arrumar-a-casa

 (/)

Segundo Keisuke Matsumoto, o autor do livro Manual de Limpeza de um Monge Budista (Editora Planeta, 176 páginas, 30 reais), existe um jeito fácil de obter equilíbrio no meio da correria cotidiana: fazendo faxina! Veja as dicas do religioso para que a tarefa beneficie também o espírito:

1. Comece cedo. Execute o trabalho nas primeiras horas da manhã, que são calmas e silenciosas: o coração estará em paz, e a mente, leve.

2. Ventile os ambientes. Ao iniciar a arrumação, abra as janelas. O ar estagnado precisa circular, ou o espírito permanecerá parado.

3. Mantenha a ordem. Antes de dormir, guarde os objetos que usou durante o dia. Com as coisas organizadas, torna-se mais fácil enfrentar balde e pano no dia seguinte.

4. Reutilize a água. A da chuva deve ser empregada na lavagem das áreas externas – já a que sobrou do banho pode ser reservada para higienizar ambientes internos.

5. Elimine o mofo. O segredo disso, conforme o monge, está em se desfazer de objetos supérfluos e manter tudo ordenado e seco.

6. Tire a poeira das luminárias. O melhor jeito de encarar a empreitada é em dupla: enquanto um fica no alto da escada, o outro entrega os apetrechos necessários. Passe primeiro um espanador e, depois, um pano úmido torcido.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s