Estantes esculturais
Estes modelos, assinados por designers, criam uma moldura de impacto para livros e objetos
access_time
8 Feb 2018, 19h06 - Publicado em 8 Feb 2018, 15h00

Elas estão aí para mostrar o que a gente quer deixar à vista: livros, objetos, fotos e lembranças. Mas, e se a própria estante já for uma atração à parte? Se você optar por um modelo com um formato diferente (e há vários incríveis, assinados por designers bacanas), ele vira uma embalagem poderosa para as suas peças queridas.
Tudo depende, claro, do efeito que você deseja criar. Se a ideia for partir para um visual mais sóbrio, uma estante basiquinha, reta, feita por marceneiro ou uma empresa de modulados, resolve a questão. Agora, sempre é possível colocar um pouco mais de sal e pimenta no décor e apostar na solução ousada.
As estantes assinadas reunidas nesta galeria são, na maioria, compactas. Nem sempre darão conta da quantidade de livros e objetos que você precisa organizar. Minha sugestão, nesse caso, é combiná-las a uma estante maior e mais simples, que encare o trabalho duro de armazenar e guardar (lembre de planejar nichos com portas, importantes para esconder a papelada e outras baguncinhas da casa). Enquanto isso, sua estante escultural pode brilhar num canto especial da sala.
Confira:
-
1. Estantes esculturais Cloud-gallery
zoom_out_map
1/14 O polietileno se moldou ao desenho dos franceses Ronan e Erwan Bouroullec na Cloud, um modelo componível da italiana Cappellini. (Divulgação/Cappellini)
-
2. Estantes esculturais Treme Treme
zoom_out_map
2/14 O escritório franco-brasileiro Triptyque criou a Treme Treme para um de seus primeiros projetos de interiores em São Paulo. A peça é vendida pela Micasa e já virou um clássico nacional. (Divulgação/Micasa)
-
3. Estantes esculturais Sinapsi
zoom_out_map
3/14 Inspirada na representação visual dos impulsos elétricos entre os neurônios, a Sinapsi, do chileno Sebastian Errazuriz, é feita de módulos componíveis de madeira prensada. A peça é fabricada pela italiana Horm. (Divulgação/Horm)
-
4. Estantes esculturais Sou Fujimoto Alias
zoom_out_map
4/14 Brincadeira do japonês Sou Fujimoto, a Bookchair, da italiana Alias, traz uma cadeira acoplada ao desenho da estante de livros. O móvel é de MDF laqueado. (Divulgação/Alias)
-
5. Estantes esculturais Carlton
zoom_out_map
5/14 O gênio Ettore Sottsass assina a Carlton, uma peça clássica do movimento Memphis, criada em 1981. (Divulgação/Ettore Sottsass)
-
6. Estantes esculturais Nuvola Rossa
zoom_out_map
6/14 Desenhada pelo italiano Vico Magistretti em 1977, a Nuvola Rossa foi reeditada pela Cassina. (Divulgação/Cassina)
-
7. Estantes esculturais Drop 07
zoom_out_map
7/14 Uma fina chapa de metal com pintura mate compõe a Drop, projetada pelo estúdio japonês Nendo. Da italiana Cappellini. (Akihiro Yoshida/Cappellini)
-
8. Estantes esculturais Robox
zoom_out_map
8/14 Divirta-se com a Robox, peça em formato de robô saída da cabeça irreverente do italiano Fabio Novembre. A fabricação é da Casamania. (Divulgação/Casamania)
-
9. Estantes esculturais Dpot-sessenta
zoom_out_map
9/14 A Sessenta, criação de Jacqueline Terpins, lembra um jogo de montar. De madeira, está à venda na Dpot. (Divulgação/dpot)
-
10. Estantes esculturais 44 Imeuble
zoom_out_map
10/14 Um intrincado raciocínio geométrico, que partiu da figura do cubo, deu origem à Imeüble, do norueguês Bjørn Jørund Blikstad. As cores da peça reforçam o efeito tridimensional. (Roger Sander/Imeüble)
-
11. Estantes esculturais Sou Fujimoto Gravier
zoom_out_map
11/14 Estas peças esculturais de metal são estantes de livros que o japonês Sou Fujimoto imaginou para uma instalação na galeria Philippe Gravier, em Miami. O nome? Book Forest, ou floresta de livros. (Divulgação/Philippe Gravier)
-
12. Estantes esculturais Lia Siqueira
zoom_out_map
12/14 A carioca Lia Siqueira desenhou a Volpi, uma torre de madeira encontrada em diversas alturas. À venda na Etel. (Divulgação/Etel)
-
13. Estantes esculturais Victor Vasilev
zoom_out_map
13/14 A graça da CTline, do búlgaro Victor Vasilev para a italiana Boffi, está na sua disposição desencontrada. A peça é feita de Paperstone, uma mistura de papel reciclado e resina. (Divulgação/Boffi)
-
14. Estantes esculturais Ron Arad
zoom_out_map
14/14 Para dispor de forma sinuosa na parede, a Bookworm, do israelense Ron Arad, é feita de plástico flexível. À venda na Kartell. (Divulgação/Kartell)
–– (Divulgação/CASA CLAUDIA)