Existe um mundo menor

Miniaturas de cadeiras de design encantam e rendem uma ótima coleção

Para expor suas miniaturas de cadeiras do Museu Vitra, o designer francês Roger Schamay criou uma miniestante inspirada na obra de Mondrian

Para expor suas miniaturas de cadeiras do Museu Vitra, o designer francês Roger Schamay criou uma miniestante inspirada na obra de Mondrian (Atelier Schamay/Divulgação)

Elas causam frisson. Se você gosta de design, já deve ter parado para vê-las na vitrine de alguma loja de museu. Como resistir à reprodução perfeita e em tamanho míni das cadeiras de design que habitam os nossos sonhos? As mais conhecidas são as cadeirinhas do Museu Vitra: a instituição, ligada à empresa suíça de mobiliário Vitra, produz há mais de 20 anos versões reduzidas de clássicos assinados pelos maiores gênios do design internacional, sempre com um sexto do tamanho das originais. A coleção engloba móveis criados entre 1820 e 2008, do art nouveau ao pós-modernismo.

Com o crescimento do design nacional nos últimos anos, foi natural que surgissem empresas especializadas na produção de miniaturas também por aqui. Afinal, hoje temos e reconhecemos os nossos clássicos. A Mini Brasil Design dedica-se com exclusividade à obra do mestre Sergio Rodrigues (sim, eles vendem a poltrona Mole pequenininha!) e a Futon Company lançou versões míni de peças de Paulo Mendes da Rocha e Flávio de Carvalho.

Miniaturas de clássicos do design, produzidas e vendidas pelo Museu Vitra, dão graça à estante

Miniaturas de clássicos do design, produzidas e vendidas pelo Museu Vitra, dão graça à estante (Divulgação/Vitra)

Designers mais jovens e em plena atividade também resolveram encolher seus móveis mais conhecidos, e vários deles fizeram isso em parceria com a Lilliput Miniaturas. A empresa é um braço da Lilliput Maquetes, dos sócios Bruno Freitas e Alessandra Pimenta. Acostumados a fazer maquetes de todos os tipos — de barcos a grandes obras de arquitetura — eles desenvolveram a primeira linha de miniaturas de mobiliário em parceria com o carioca Zanini de Zanine. “Criamos uma relação de muita confiança com os designers, já que precisamos receber projetos detalhados, com descrição de medidas e materiais, para fazer as miniaturas. Algumas são séries limitadas e todas vêm numeradas”, diz Bruno. Para comprar as cadeirinhas da Lilliput, você pode encomendar por e-mail ou Instagram. Os preços variam de 70 a 900 reais, sem contar o frete (a entrega é feita por Correio ou transportadora especializada). Na loja online do Museu Vitra, há miniaturas a partir de 29 euros (a cadeira Vegetal, dos irmãos Bouroullec). No site da Mini Brasil Design, os preços começam em 214,50 reais (mesa Mac) e chegam a 1 530 reais (poltrona Mole edição comemorativa de 60 anos). Veja algumas das peças nesta galeria:

Veja também

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Alessandra pimenta

    Quero agradecer em nome da lilliput pela linda matéria.
    Agradecemos a querida Lúcia Gurovitz pelo convite , pelo carinho e pela apreciação do nosso trabalho.
    Amamos!