Ladrilhos, painéis e cobogós
Ao visitar a CASACOR, fique de olho nos acabamentos usados de um jeito descolado
access_time
8 jun 2018, 11h29 - Publicado em 7 jun 2018, 16h50

Em vez do tradicional mármore, o arquiteto Maicon Antoniolli apostou nos veios poderosos da amazonita, um tipo de quartzito, fornecida pela Antolini do Brasil. As placas de 80 cm x 1,20 m compõem uma espécie de biombo entre o quarto e a área mais isolada do banheiro.
Em vez do tradicional mármore, o arquiteto Maicon Antoniolli apostou nos veios poderosos da amazonita, um tipo de quartzito, fornecida pela Antolini do Brasil. As placas de 80 cm x 1,20 m compõem uma espécie de biombo entre o quarto e a área mais isolada do banheiro. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Entrei na CASACOR SP 2018 focada. A ideia era encontrar objetos e detalhes surpreendentes. Um olhar para o universo micro das coisas charmosas que compõem uma decoração. Só que, desta vez, em diversos ambientes, fiquei encantada com o pano de fundo: acabamentos usados com bossa.
Vou pedir licença então para falar de ladrilhos, painéis e cobogós. Eles são meio arquitetura, meio décor e fazem uma tremenda diferença no resultado final de um ambiente. Adicionam textura, cor e estabelecem uma conversa com tudo o que vem depois, do mobiliário aos vasos de flor. Por isso, é importante pensar muito bem neles. Até porque representam uma parte significativa no orçamento de uma reforma e se arrepender… Bem, acho que isso está fora de cogitação, certo? Vamos aproveitar a inspiração da CASACOR para acertar na escolha.
-
1. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
1/7 Em vez do tradicional mármore, o arquiteto Maicon Antoniolli apostou nos veios poderosos da amazonita, um tipo de quartzito, fornecida pela Antolini do Brasil. As placas de 80 cm x 1,20 m compõem uma espécie de biombo entre o quarto e a área mais isolada do banheiro. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
2. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
2/7 Luz e textura: os cobogós (da Elemento V, à venda na Revestt Solution) escolhidos pela designer de interiores Naomi Abe dão profundidade e um efeito 3D às paredes da sala de jantar. Já o ladrilho hidráulico (Ladrilar) traz o toque de cor e recebeu uma estampa criada por Naomi, que se inspirou em Tarsila do Amaral. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
3. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
3/7 A monocramia dos acabamentos cria o efeito de uma caixa no terraço assinado por Leo Shehtman. O arquiteto brincou com a trama dos cobogós (Portobello) e ainda criou um rasgo na parede para direcionar o olhar. Boa ideia para uma área externa: o banco revestido de placas de cerâmica (Lepri). (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
4. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
4/7 Ilusão de ótica no ambiente da Yamagata Arquitetura: o que parece azulejo branco, na verdade, é um painel feito de chapas de MDF no padrão Areia (Guararapes), frisado pela empresa para ficar com quadrados na medida 20 x 20 cm. O tamanho é o mesmo do ladrilho do piso, modelo Naevia Multicolor (Colormix) (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
5. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
5/7 A Très Arquitetura levou a sério a tendência dos porcelanatos que imitam elementos da natureza. O trio de arquitetas decidiu reproduzir até o corte irregular das pedras no porcelanato Pietra Nicolau (Biancogres), vendido em placas de 82 x 82 cm. Esse recorte especial nas bordas foi feito pelo ateliê da Colormix. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
6. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
6/7 O charme pode vir do uso criativo, como prova o arquiteto Michel Safatle. No nicho da banheira, ele combinou à la tabuleiro de xadrez as versões preta e ferrugem da mesma cerâmica 10 x 10 cm (Tecnogres). As placas foram encontras num home center (Casa & Construção). (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
7. Ladrilhos, painéis e cobogós - Coluna Lucia CasaCor SP 2018
zoom_out_map
7/7 Achei que fosse cimentício, mas o revestimento atrás da bancada do banheiro, na casa projetada por Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr., é Corian (cor Carbon, fornecido pela Infinita Surfaces). A empresa é especializada no corte do material e produziu essa textura com efeito 3D. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)