A Poltrona Bowl expressa tudo o que Lina Bo Bardi representa

Conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo, a arquiteta é frequentemente deixada de lado quando se fala de mobiliário brasileiro

Lina teria completado 100 anos de idade em 2014, e em comemoração ao centenário da arquiteta modernista ítalo-brasileira, o Instituto Lina Bo Bardi reeditou e relançou sua mais célebre peça: a poltrona Bowl. Originalmente lançada em 1951, o móvel é composto por um volume em forma de tigela suspenso por uma haste metálica. Um clássico, atemporal.

“O que é novo nesta peça de mobiliário é o fato de que a cadeira pode se mover em todos os lados, sem qualquer intermédio mecânico, apenas através de sua forma esférica”, escreveu Lina sobre sua invenção.

Essa é parte mais interessante dessa peça, suas duas partes soltas, permitindo se mover livremente em todas as direções. Uma estrutura lúdica a divertida, que não serve apenas para sentar. Esse detalhe é, na verdade, uma das maiores características do trabalho de Lina Bo Bardi: pensar no usuário como o centro de cada projeto, de cada ideia.

Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi

Para quem quiser ter o prazer de apreciar umas dessas ao vivo, um exemplar está até hoje na Casa de Vidro, o primeiro projeto construído da arquiteta, aberto para visitação aqui em São Paulo.

Inspirada na tradicional e brasileiríssima cuia, a cumbuca de barro, a tigela, essa cadeira é a clara admiração que a arquiteta desenvolveu pela cultura brasileira, pelo povo e pelo diálogo entre o moderno e popular.

Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

No ano em que foi lançada, sua ideia revolucionária do ato de se sentar era radical e arriscada. Poderia não ter sido bem vista sob o olhar conservador dos designer da época. Como uma boa artista, Lina não se deixou abalar e seguiu em frente. Hoje, com o relançamento de sua mais célebre criação na maior feira de móveis do mundo, sabemos que ela sempre esteve à frente de seu tempo.

 

Casa de Vidro

R. Gen. Almério de Moura, 200 – Vila Morumbi, São Paulo – SP, 05690-080

De quarta à sábado, das 10h às 16h

(11) 3744-9902

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s