Da recepção de um hotel para o rol do design mundial: cadeira Egg

Arne Jacobsen é um designers mais conhecidos de todo o mundo. Saiba tudo sobre a história de um de seus móveis mais memoráveis

Arquiteto, professor, designer de móveis, de cerâmicas e têxtil. Nascido em 1902, o dinamarquês Arne Jacobsen é um dos designers mais visionários da história. Em plena Guerra Fria, no ano de 1957, projetou a cadeira Egg, uma peça mundialmente consagrada que mantém, com maestria, sua atualidade mesmo no século XXI.

A Egg foi originalmente desenhada para o hall e a recepção do Royal Hotel SAS, em Copenhagen. Devido ao seu conhecimento tanto em arquitetura, quanto em design, Arne recebeu a missão de projetar todo o mobiliário do hotel. A ideia era criar um contraste entre as linhas retas do prédio e a as curvas dos móveis.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

A cadeira acabou recebendo esse nome devido à semelhança de sua silhueta com uma casca quebrada de um ovo. Da Egg, também surgiu uma modernização técnica: o uso de uma espuma firme em formato de concha sob o estofado. Isso nunca havia sido feito anteriormente. Arne sempre fez uso de matérias primas de última geração em suas peças.

O formato único da cadeira garante privacidade para quem está sentado, além de conferir conforto e muito espaço livre. A base é de alumínio, em um formato conhecido como “pé de galinha”. Alguns acreditam que esse projeto tenha sido inspirado na também icônica cadeira Womb, de Eero Saarinen, por suas semelhanças em determinados traços.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

No projeto original, a Egg também foi desenhada como um sofá. Alguns até chegaram a ser produzidos, mas a dificuldade envolvida na produção não valia a pena. O sofá era muito grande para ser coberto com a pele de duas vacas inteiras, deixando uma costura visível bem no meio do assento.

A cadeira Egg é considerada um clássico do design mundial, uma peça de quase 60 anos que continua moderna, elegante e inovadora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s