Mesa de visual orgânico traduz o estilo de Zaha Hadid

As linhas futuristas que tornaram a arquiteta iraquiana famosa dão forma à peça que ela chamou de... Mesa

Zaha Hadid (1950-2016) ficou conhecida pela influência da corrente desconstrutivista em suas obras. Entre as características de seu trabalho se destacam as formas limpas e puras, a não-linearidade e a fragmentação do desenho arquitetônico. Uma palavra que define seus projetos é ousadia, pois ela sempre tinha um pé no futuro.

Em 2004, a arquiteta foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, o “Nobel da Arquitetura”. Paralelamente à criação de edifícios monumentais e de visual orgânico, Zaha desenvolveu uma carreira de designer de móveis e objetos de linhas tão surpreendentes quanto seu portfólio arquitetônico.

A mesa Mesa, desenhada para a Vitra, é de 2007. A inspiração para produzir a peça surgiu da instalação Elastika, que Zaha apresentou no Edifício Moore, em 2005, durante a Feira de Arte de Miami. Uma teia de aparência elástica foi montada no vão central do prédio histórico com a proposta de ligar os pisos ao átrio por meio de tentáculos. O efeito era de uma goma de mascar enorme e pegajosa. 

Mesa Zaha Hadid Mesa Zaha Hadid

Mesa Zaha Hadid (Divulgação/Zaha Hadid Architects)

Assim como a instalação, a Mesa traz um aspecto de emaranhado. Simulando padrões naturais de crescimento de plantas aquáticas, o design da peça lembra uma rede de hastes ocultas sob a água. Feita de poliuretano e fibra de vidro, surgiu como um experimento arquitetônico, impulsionado pelo desejo de fugir do convencional. Em vez dos formatos conhecidos de pés de mesa, o que liga o tampo à base é uma série de linhas fluidas. Sem dúvida, é um móvel capaz de transformar o espaço ao redor dela.

Revestimento interno da Mesa Revestimento interno da Mesa

Revestimento interno da Mesa (Divulgação/Zaha Hadid Architects)

Como legado, Zaha deixou obras que transcendem as noções de arquitetura do Ocidente. Para dar continuidade ao seu trabalho, surgiu o escritório Zaha Hadid Architects.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Veja Também Artesanei.com.br | Novo Shopping Artesanato, Decoração!

    Novo Shopping Bora fazer economia girar – Descubra fabricantes, designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar. https://artesanei.com.br