Os 88 anos de uma das cadeiras mais copiadas do mundo

Fruto de um projeto completo de design de interior, a coleção compõe a cadeira e também mesas, bancos e outras peças

Desenhada para um projeto especial do Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona, em 1929, a icônica cadeira Barcelona foi criada com o intuito de instalar o Rei Afonso XIII durante o evento (embora o Rei e a Rainha nunca tenham sentado nelas). Ao contrário do que muitos pensam, Mies Van der Rohe não é responsável por 100% do design. Sua sócia, Lily Reich, também teve participação no projeto.

Uma das mais admiradas e imitadas cadeiras do mundo, a Barcelona é composta por duas peças, um encosto e um apoio para os pés. Rohe foi um dos pioneiros na utilização de estruturas tubulares de aço (permite alta eficiência estrutural) no design de móveis, o que facilita a produção em escala industrial.

Esboços da cadeira Barcelona

Esboços da cadeira Barcelona (Knoll/CASA CLAUDIA)

Mies Van der Rohe foi professor e diretor (1930-1933) de Bauhaus, a primeira escola de design do mundo, responsável por muito do que chamamos e conhecemos como modernismo nos meios do design e da arquitetura nos dias de hoje.  A produção em escala industrial foi uma das resoluções de Bauhaus.

Em 1953, após a morte de Lily Reich, o designer cedeu à Knoll os direitos de produção da cadeira, que é comercializada até hoje pela marca. Na ocasião, algumas mudanças foram feitas para deixar a cadeira mais confortável, já que em 1927, quando o designer começou a idealiza-la, os materiais e a tecnologia de produção eram mais limitados.

Hoje, é possível vê-la no MoMa de Nova York.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s