Skate no pé: tudo sobre a primeira poltrona de Zanini de Zanine

Todos os móveis que ele cria são o reflexo da própria personalidade. Suas peças questionam, provocam, desafiam e seduzem

Pode até não parecer, mas a poltrona Skate foi o primeiro assento que Zanini de Zanine desenhou, assim que terminou a faculdade de Design Industrial, na PUC-Rio. A peça se mostrou tão singular e distinta, que hoje faz parte do acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

A poltrona é composta por shapes (aquela tábua de madeira que serve como estrutura do skate) no lugar do encosto e do assento, e tem estrutura de aço inoxidável. O conceito que a envolve é a utilização de objetos diferentes, não convencionais e incomuns no design de móveis.

Zanini conta que essa peça tem vários significados e inspirações diferentes. Durante a juventude, o designer costumava surfar e andar de skate, então ela surgiu como um tipo de referência à sua própria adolescência. A lampadinha da ideia, porém, só acendeu quando um dos seus sobrinhos ganhou um skate, e andava com ele o tempo todo.

Poltrona Skate, de Zanini de Zanine

Poltrona Skate e sua irmã em versão infantil, a poltrona Skate Jr. (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Os móveis do designer em geral seguem uma linha de inspirações definida: a cultura brasileira, a cara do Brasil, a infância e a vida no Rio de Janeiro e a ideia de reutilizar objetos que pareciam já ter um propósito pré-definido, mas a partir do olhar de Zanini tomam uma forma totalmente nova.

O designer se formou em 2002 e abriu seu próprio estúdio no ano seguinte. Desde então vem surpreendendo o público e a crítica com obras cada vez mais maduras e inovadoras, claramente seguindo os passos de seu pai, José Zanine Caldas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s