
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Pode até não parecer, mas a poltrona Skate foi o primeiro assento que Zanini de Zanine desenhou, assim que terminou a faculdade de Design Industrial, na PUC-Rio. A peça se mostrou tão singular e distinta, que hoje faz parte do acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
A poltrona é composta por shapes (aquela tábua de madeira que serve como estrutura do skate) no lugar do encosto e do assento, e tem estrutura de aço inoxidável. O conceito que a envolve é a utilização de objetos diferentes, não convencionais e incomuns no design de móveis.
Zanini conta que essa peça tem vários significados e inspirações diferentes. Durante a juventude, o designer costumava surfar e andar de skate, então ela surgiu como um tipo de referência à sua própria adolescência. A lampadinha da ideia, porém, só acendeu quando um dos seus sobrinhos ganhou um skate, e andava com ele o tempo todo.

Poltrona Skate e sua irmã em versão infantil, a poltrona Skate Jr. (Divulgação/CASA CLAUDIA)
Os móveis do designer em geral seguem uma linha de inspirações definida: a cultura brasileira, a cara do Brasil, a infância e a vida no Rio de Janeiro e a ideia de reutilizar objetos que pareciam já ter um propósito pré-definido, mas a partir do olhar de Zanini tomam uma forma totalmente nova.
O designer se formou em 2002 e abriu seu próprio estúdio no ano seguinte. Desde então vem surpreendendo o público e a crítica com obras cada vez mais maduras e inovadoras, claramente seguindo os passos de seu pai, José Zanine Caldas.