Wassily, uma cadeira inspirada pela Bauhaus

Desenhada por Marcel Breuer, a peça foi criada com a intenção de reduzir custos e democratizar o design

O arquiteto norte-americano Marcel Breuer (1902 – 1981), de origem húngara, fez parte da primeira geração de alunos da Bauhaus. Ele se formou em Weimar, em 1924, e logo se tornou professor da Bauhaus. Lá, fez diversos experimentos de mobiliário. Entre ele, os primeiros protótipos da famosa cadeira Wassily.

Primeiramente conhecida como B3, a Wassily foi criada em 1925 e recebeu esse nome em homenagem ao colega e também professor Wassily Kandinsky. Ela é um dos primeiros exemplos do uso da tecnologia de aço tubular no design de móveis. Esse material é muito curioso, pois oferece leveza à peça ao mesmo tempo em que traz um aspecto rígido.

Quatro cadeiras Wassily nas cores amarela, laranja, bege e vermelha Disponível em diferentes tecidos e cores.

Disponível em diferentes tecidos e cores. (Divulgação/Knoll)

Ao primeiro olhar, a forma abstrata da Wassily pode causar certo estranhamento. Mas é interessante saber que toda a estética dela é uma referência ao movimento racionalista da Bauhaus, que tinha como objetivo criar formas simples com o uso de materiais ligados à produção mecânica. Isso era feito com a intenção de reduzir custos e democratizar o produto. Inicialmente foi fabricada pela Thonet, companhia austríaca pioneira na fabricação de móveis.

Escritório em que a cadeira Wassily está sendo utilizada Wassily é perfeita para compor a decoração de um escritório ou até mesmo de um shopping

Wassily é perfeita para compor a decoração de um escritório ou até mesmo de um shopping (Divulgação/Knoll)

Outro detalhe é que o móvel foi criado com a intenção de tentar redefinir qual deveria ser a aparência ideal de uma cadeira. É claro que eles conseguiram isso, já que a Wassily está espalhada por diversos lugares, até mesmo em alguns shoppings de São Paulo. Apesar de possuir um desenho técnico, o estilo simples e o fato de ser espaçosa tornaram a Wassily uma peça de design muito desejada até hoje.

Vejo vocês na próxima coluna!

@natimaruy

Veja também

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s