Maison Picassiette: a casa feita com milhões de peças

A casa francesa feita de mosaico é considerada uma obra ainda pouco conhecida ao redor do mundo, mas já aparece em muitos posts do Instagram

Provavelmente você já ouviu falar em Chartres, na França. Localizada a 96 quilômetros de Paris, a cidade é conhecida pela sua catedral gótica (Patrimônio Mundial da UNESCO), que possui o mais importante conjunto de vitrais do século XIII.

Talvez o que você não saiba é que a cidadezinha também esconde outra atração. Na rua 22 du Repos está a Maison Picassiette, uma casinha feita inteira de mosaicos. Os pisos, as paredes, o teto, as janelas, os jardins e, até mesmo, os móveis foram feitos com louças de porcelana, vidros e cimento.

Classificada como arquitetura naif, a obra foi idealizada por Raymond Isidore (1900-1964), que era zelador de um cemitério local. De acordo com moradores de Chartres, ele costumava empilhar em um canto do seu jardim todas as peças que encontrava nos lixões da cidade. Até que chegou um dia em que ele resolveu aplicar o mosaico em alguns lugares. E não parou mais! Todas as superfícies, incluindo as camas, cadeiras, utensílios, ganharam cores com as pequenas peças. Em 1945, ele começou a trabalhar na área externa da casa, cobrindo o pátio, os detalhes do jardim, onde construiu um trono, uma capela e uma pequena casinha para que também pudesse ornamentá-las com o mosaico.

Com o passar dos anos, a Maison se tornou uma atração peculiar e até inesperada, perfeita para quem busca fugir dos roteiros tradicionais de viagens. A localização da casa  já está presente no Instagram e a hashtag Maison Picassiette conta com mais de mil posts.

Veja as fotos do local que já foram compartilhadas nas redes:

Até a próxima coluna,

@agomiero

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s