Rosa, sim. Doce, não!

A cor ganha poder e novo significado com a geração millennial e invade os lançamentos desta edição da Maison&Objet

Biombo Minima Moralia, da Dante Goods and Bads (Divulgação/Dante Goods and Bads)

Desde que a estilista Elsa Schiaparelli transformou o rosa-choque em sua assinatura no final dos anos 1930, os tons de rosa não chamavam tanto a atenção. Enquanto Chanel chacoalhava as estruturas da moda com seus pretinhos superbásicos, inspiração em cortes masculinos e tecidos pouco usuais, como o jérsei, a italiana provocava com a invenção do hot pink e as referências surrealistas a Dalí (o vestido com a lagosta, o chapéu em forma de sapato…). Não à toa, o sucesso de ambas se transformou em disputa e em uma permanente troca de farpas.

1. Paula Raia | 2. Fabiana Milazzo | 3. Paula Raia (Paula Raia/Fabiana Milazzo/Divulgação)

Nas décadas seguintes, o rosa ficou relegado ao romantismo adocicado. Com o movimento feminista dos anos 1960, ganhou um carimbo negativo – virou sinônimo de feminino sem conteúdo. Agora, a nova geração tirou o tom do exílio e deu outro significado à cor, mais suave, batizada de millennial pink. Sai a doçura excessiva, entra a liberdade de escolha sem se prender a clichês e a abertura para o entendimento de gêneros.

1. Água de Coco | 2. Valentino | 3. Bobstore (Água de Coco (Fernanda Calfat)/Valentino/Bobstore (Zé Takahashi/Agência Fotosite)/Divulgação)

Dois segundos depois de conquistar a moda, a onda se espalhou pelo décor, em todas as suas nuances. A seguir, uma amostra dessa nova vida em rosa, com os lançamentos desta edição da Maison&Objet. Veja também a cobertura completa da feira na CASA CLAUDIA de outubro, que chega às bancas esta semana.

Veja também

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

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