Design contemporâneo criado a partir das tradições japonesas

Risa Kojo cria peças contemporâneas inspiradas em técnicas de estêncil tradicionais japonesas

No último sábado, dia 24, fui à Japan House conhecer o trabalho de Risa Kojo. Delicada e inteligente, ela contou um pouco de sua história profissional desde a sua formação como designer gráfica na famosa instituição School of Visual Arts, em Nova York, até ao trabalho que desenvolve junto a tradicionais artesãos japoneses de quimono.

 (Ryu Kodama/Divulgação)

“As minhas referências para os meus trabalhos na faculdade eram a Art Nouveau e a Art Déco, mas meus colegas insistiam em dizer que havia um tempero japonês no que eu fazia”, disse a designer. Intrigada com isso, começou a perceber que todos os designers que ela admirava tinham uma forte relação com suas raízes.

Com essa ideia-fixa, de que tinha de conhecer melhor as suas origens para entender quem era e qual seria seu estilo, ela partiu de Nova York para uma pequena cidade chamada, Ise, no Japão. “Ise é umbigo da cultura japonesa e eu sabia que era um ótimo lugar para começar a minha imersão”. Nesta cidade de menos de 100 mil habitantes, Risa Kojo começou a entender os processos de produção da quimono japonês e a se encantou com o que descobriu por lá.

Em 2011, ela conheceu o ise katagami, ou seja, um estêncil produzido manualmente para o tingimento dos quimonos (abaixo). E a partir daí, a designer começou a estudar a técnica a fundo, assim como todos os processos de produção dos quimonos japoneses. Descobriu que o ise katagami foi levado para europa e Estados Unidos, influenciando os movimentos Art Nouveau e Art Déco. E assim entendeu porque seus trabalhos tinham um “tempero” do Japão.

 (Google Cultural Institute/Divulgação)

Atualmente, seus trabalhos envolvem a responsabilidade de transmitir o legado histórico do artesanato para as próximas gerações. E as técnicas tradicionais mudaram para sempre seu estilo como designer. Veja abaixo alguns de seus projetos:

 (Ryu Kodama/Divulgação)

 (Ryu Kodama/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s