Força e leveza são o foco das criações do estúdio Ofício Lenho

O mobiliário e os acessórios projetados pelo mineiro Danillo Faria exploram as técnicas e encaixes da marcenaria tradicional

Marceneiro autodidata, Danillo ainda cursava a faculdade de design quando apostou na criação de sua própria marca de móveis planejados. A empreitada, no entanto, durou pouco tempo, mas trouxe à tona o desejo de produzir móveis autorais. Em 2015 ele fundou o estúdio Ofício Lenho, onde, além de projetar e executar as peças, também experimenta novos materiais e técnicas.”Meu objetivo é estreitar o vínculo entre o produto e o usuário”, conta. A luminária Pistão (18 x 50 cm), seu mais recente projeto, comprova este conceito: a intensidade da luz pode ser controlada movimentando a lâmpada de filamento de carbono para cima ou para baixo.

A Pistão, como o nome sugere, é inspirada no aparelho mecânico. Feita de imbuia maciça, tem uma cúpula fininha de aço inox.

A Pistão, como o nome sugere, é inspirada no aparelho mecânico. Feita de imbuia maciça, tem uma cúpula fininha de aço inox. (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Durante a próxima semana, de 9 a 13 de agosto, o acessório fica em exposição na Made (Mercado Arte e Design), junto com outros lançamentos do designer, como a poltrona Hoop e o banquinho Trampolim. Neste último, Danillo explora os encaixes precisos da marcenaria tradicional e confere delicadeza ao latão, usado apenas na trava da base. “Com apenas dois apoios, o banco presume desequilíbrio, mas é superfuncional”, garante. Vale a pena ver de pertinho.

O banquinho Trampolim (40 x 45 cm) é de jequitibá com trava de latão.

O banquinho Trampolim (40 x 45 cm) é de jequitibá com trava de latão. (Divulgação/)

 

A poltrona Hoop (83 cm x 1 m x 95 cm) tem estrutura de cerejeira maciça e assento de couro . O design é inspirado na típica marcenaria japonesa.

A poltrona Hoop (83 cm x 1 m x 95 cm) tem estrutura de cerejeira maciça e assento de couro . O design é inspirado na típica marcenaria japonesa. (Divulgação/CASA CLAUDIA)

See ya,
@tatianedomiciano

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.