Minimalismo brasileiro: as criações puristas de Pedro Venzon

Jovem talento nacional, o designer volta seu olhar para formas essenciais e assina peças que são puro encanto

O designer catarinense (ele vive em Florianópolis) aponta um novo caminho para a cena brasileira. Seus móveis têm linhas puras, formas esguias e são, em sua maioria, estruturadas em aço-carbono. Engana-se, porém, quem pensa que suas inspirações estão nas estéticas minimalistas japonesa ou escandinava. “Desconstruo a linguagem colonial da arquitetura e do design brasileiro que herdamos dos nossos antepassados”, revela. É o que ele fez na cadeira Pudica, produzida pela marca americana Matter Made, onde os arcos presentes nas janelas das antigas construções brasileiras ganham uma tradução contemporânea no encosto da peça.

cadeira escultural. As linhas puras e a mistura de materiais (latão e mármore) conferem um tom escultural à cadeira Arauto.

As linhas puras e a mistura de materiais (latão e mármore) conferem um tom escultural à cadeira Arauto. (Divulgação/CASA CLAUDIA)

O movimento modernista brasileiro também está no foco do designer. A cadeira Arauto, feita de latão e mármore nero marchina, evoca os conceitos aplicados nas criações da década de 1950: traços essenciais e matéria-prima nobre. Na galeria abaixo, veja outras peças assinadas por Pedro Venzon.

See ya!
@tatianedomiciano

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.