Carregadores, fôrmas e empilhadores de tijolos trazem novos ares ao décor

É possível usar carregadores de tijolos, fôrmas e até mesmo empilhadores na decoração? Nesta coluna, Paloma Danemberg prova que sim!

Tijolos no décor

 (Divulgação/ad.studio)

O tradicional tijolo, fabricado com argila de tom avermelhado, muito usado na construção civil de forma artesanal ou industrial, é bastante conhecido por nós. Há registros de que esse produto cerâmico é datado de 7.500 A.C e foi inicialmente usado na Turquia. Quando o homem deixou de ser nômade e passou a se estabelecer por mais tempo em um só lugar, a necessidade de possuir construções mais sólidas tornou-se importante. O tijolo foi uma invenção tecnológica que permitiu isso. Por volta de 1.200 A.C, a fabricação ganhou os territórios europeu e asiático. Durante a história da humanidade, a partir de sua invenção, o tijolo se fez presente, seja para construção ou para fins estéticos, no Egito Antigo, no Império Romano, no estilo Gótico Báltico (que floresceu na Idade Média no norte da Europa, pela falta de pedras), retornando no século 18, com a Revolução Industrial, período em que passou a ser produzido em massa.

Na coluna desta semana, mostrarei como carregadores de tijolos, fôrmas e até mesmo empilhadores podem dar um charme inusitado e especial à decoração. Confira:

Tijolos no décor Na foto, um cantinho de leitura criado a partir de uma antiga fôrma de tijolo usada em olarias do norte de Portugal.

Na foto, um cantinho de leitura criado a partir de uma antiga fôrma de tijolo usada em olarias do norte de Portugal. (Divulgação/ad.studio)

Tijolos no décor Aqui, um carregador de tijolo datado de 1900 ganhou uma nova função: virou arara para pendurar roupas. Uma opção moderna para um elemento antigo.

Aqui, um carregador de tijolo datado de 1900 ganhou uma nova função: virou arara para pendurar roupas. Uma opção moderna para um elemento antigo. (Divulgação/ad.studio)

Tijolos no décor Quem não gosta de ler uma boa revista? E quem nunca se deparou com o dilema: onde guardá-las? Deixá-las empilhadas no chão ou no armário dá uma sensação de desordem. Por isso, sugiro aqui usar empilhadores de tijolos campesinos do início do século 20 como revisteiros bem originais.

Quem não gosta de ler uma boa revista? E quem nunca se deparou com o dilema: onde guardá-las? Deixá-las empilhadas no chão ou no armário dá uma sensação de desordem. Por isso, sugiro aqui usar empilhadores de tijolos campesinos do início do século 20 como revisteiros bem originais. (Divulgação/ad.studio)

Tijolos no décor E como criatividade é algo encantador, aqueles vasinhos de plantas ganham uma nova vida combinados com carregadores de tijolos portugueses!

E como criatividade é algo encantador, aqueles vasinhos de plantas ganham uma nova vida combinados com carregadores de tijolos portugueses! (Divulgação/ad.studio)

 

Veja também

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.