
Terrine de gorgonzola com pêra da chef Renata Cruz (Rê Cruz To Go/Divulgação)
Tem quem adore cozinhar e esteja sem tempo. Tem quem não saiba nem cozinhar um ovo ou ferver água. Se esse for o seu caso e você adora receber, saiba que dá, sim, para armar um jantarzinho bem bacana.
“O segredo é servir a comida de um jeito charmoso. Tire os alimentos da embalagem em que foram entregues e coloque numa travessa bonita, para dar a ideia de que foram preparados em casa”, diz o produtor de eventos Luiz Fernando Salgado Franco. “Vale, também, dar aquele toque final na decoração do prato, para personalizá-lo”, ensina o expert.

Muitos chefs, como Renata Cruz, vêm aderindo à ideia de vender comidinhas prontas para quem tem pouca intimidade com o fogão ou não tem tempo de cozinhar. Estes mini-hambúrgueres são uma das sugestões que ela oferece no site Rê Cruz To Go (Rê Cruz To Go/Divulgação)
Saiba também que não é preciso ter vergonha de avisar aos convidados que a comida veio do restaurante, do supermercado ou da rotisseria. “Você pode contar sem o menor constrangimento. E, se forem amigos íntimos e não der tempo de chegar em casa muito tempo antes do encontro, conte com a ajuda deles para arrumar tudo. Enquanto alguém coloca a quiche numa travessa, outra pessoa abre o vinho e uma terceira prepara a mesa. É até um jeito gostoso de começar a conversa”, sugere Luiz.
E, mesmo que você encomende praticamente todo o cardápio, um item pode ser personalizado: a salada. “Passe no mercado, compre folhas lavadas, tomatinhos e mussarela de búfala. Misture tudo e sirva num bowl ou em taças abertas, como as de dry martini. Esse é um prato que não exige nem habilidade nem tempo e mostra um carinho com os convidados”, fala o produtor de eventos.
Curtiu? Então já se programe e convide a turma para jantar. A falta de habilidade com as panelas não é problema!

A sobremesa também pode vir pronta, como nesta ideia da chef Helena Rizzo. O cheesecake de doce de leite está no cardápio do Manioca pra Levar, serviço que permite encomendar as comidinhas e recebê-las em casa (Roberto Seba/Divulgação)