
(Rosele Martins/Revista CASA CLAUDIA)
Não sei vocês, mas eu confesso que ando enjoada do meu jogo de louças (que é lindo e eu namorei por meses antes de comprar). Nada contra os pratos, que são maravilhosos – o problema está em olhar para a mesma estampa todos os dias, em todas as refeições. Num papo com a Milene Macaroun, do Mesa Chic, conversamos sobre a ideia de usar peças de serviços diferentes, e ela se propôs a montar uma mesa ex-clu-si-va aqui para a coluna (obrigada, Mi! ) mostrando como a mistura pode ficar incrível. Obrigada também à Vista Alegre, que emprestou as louças e nos deixou fazer as fotos na loja.
Além de entender súper de mesas, a Milene ama café da manhã. Por isso, a sugestão dela é de um look para começar bem o dia. Dá só uma olhada nas dicas e nas fotos: duvido que você não queira sair correndo para comprar um prato diferente do outro!

Milene combinou louças de dois jogos da Vista Alegre: a linha Transatlântica (azul e branca), assinada por Brunno Jahara, e a coleção Rocco (cinza). Como a Rocco tem um tom neutro, forma uma base bacana para as peças estampadas. Repare também que ambas têm borda dourada, o que forma um link entre as louças. O jogo americano e o guardanapo são criações de Natasha Pinheiro, e o porta-guardanapo é do Atelier Couvert (Rosele Martins/Revista CASA CLAUDIA)
Olha o que a nossa expert destacou:
- Não existe regra fixa para usar louças diferentes. “Teste as combinações até chegar num look harmonioso”, ensina Milene.
- Tente fugir do óbvio: é fácil juntar uma louça com estampas azuis a uma azul lisa. “Às vezes, é justamente no contraste de cores que está o segredo para chegar a um resultado bacana. Mas, claro, tendo o cuidado de não errar a mão”, diz ela.
- Dá até para misturar dois jogos de louças estampadas, desde que as estampas não “briguem” entre si – de novo, aposte no bom senso.

A travessa estampada forma uma base supercriativa para as xícaras com pires de duas cores, ambas da linha Rocco. Veja também como o roxo das orquídeas (Flower Bar), colocadas em bules (olha outra ideia fofa!), conversa com o tom do anel de guardanapo. Cuidados assim garantem um resultado delicado, livre de excessos (Rosele Martins/Revista CASA CLAUDIA)
- É difícil ter espaço em casa para vários jogos de mesa. Por isso, a Milene costuma comprar poucas peças de cada padronagem e fazer as combinações conforme a ocasião. “Assim, a produção nunca fica a mesma, o que é muito divertido!”, finaliza ela.
Bora misturar também, gente?

Aqui, o mix foi além: a travessa e o pote são de uma linha, e a leiteira, de outra. Não ficou demais? (Rosele Martins/Revista CASA CLAUDIA)