Piquenique é uma delícia! Veja como organizar um

Mesmo descontraído, esse tipo de encontro exige planejamento. Saiba como acertar em cada detalhe

Quem não ama fazer piquenique? Basta reunir os amigos num lugar bacana, dispor uma toalha sobre o gramado, providenciar umas comidinhas e pronto, está garantida a festa. Mas será que é só isso mesmo? Antes de choramingar porque a salada chegou murcha ao parque e o bolo desmoronou, dá uma olhada nestas dicas que vão ajudar na organização do encontro.

Prefira comidinhas fáceis de saborear, como queijos e biscoitos

Prefira comidinhas fáceis de saborear, como queijos e biscoitos (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

LOCAL

  • Se marcar o piquenique num lugar público, como um parque ou uma praça, tenha certeza de que não é preciso pedir autorização prévia para o get together. Nada pior do que estar no meio da festa e ter de sair correndo porque faltou cuidar desse detalhe.
  • Quem mora numa casa pode usar até o próprio quintal. Olha que jeito diferente de receber os amigos!
  • Escolha um lugar com sombra e banheiros por perto, para o sol não virar um incômodo e ninguém passar aperto.
  • Leve uma toalha grande para servir de base às comidas e às bebidas e para a turma sentar em cima. Se tiver como, vale até carregar junto umas almofadas, para dar aquele up no conforto.

 

COMIDINHAS & BEBIDINHAS

  • Lembre-se de que não há como aquecer nada. Por isso, prefira opções que podem ser servidas frias, como saladas, quiches e sanduíches.
  • Leve o molho da salada em vidrinhos à parte, para que as folhas não murchem até a chegada no parque.
  • Invista num cardápio mais ‘sequinho’, de modo geral. Se o sanduíche for lambuzado de molho, o pão estará ensopado até a hora de comer. O mesmo vale para os bolos: melhor ficar com os bolinhos da vovó, sem recheio e cobertura, mais fáceis de transportar e de comer.
  • Evite também alimentos que não podem ficar muito tempo fora da geladeira, como maionese.
  • Escolha frutas que não precisam ser descascadas, para facilitar a vida. Pêra, banana, uva, maçã, morango, cereja, amora, jabuticaba e pitanga são boas opções.
  • Pelo mesmo motivo, melhor ficar com comidinhas que não dão trabalho para comer, como castanhas, queijos e pães de queijo.
  • Água, chá gelado e sucos naturais são ótimas opções de bebidas, pois não têm gás (já pensou abrir uma latinha de refrigerante que acabou de sacudir dentro da sacola no trajeto? Hehehehehe). Se quiser uma opção alcoólica, o vinho vai bem pelo mesmo motivo.
Um bolo desse tipo, mais sequinho, evita lambuzeira no transporte e é mais fácil de comer num piquenique, pois nem precisa de prato e talher

Um bolo desse tipo, mais sequinho, evita lambuzeira no transporte e é mais fácil de comer num piquenique, pois nem precisa de prato e talher (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

O QUE NÃO PODE FALTAR

  • Leve comidas e bebidas em bolsas térmicas, para que cheguem numa temperatura agradável até o parque. E carregue gelo! Quem quiser adicionar umas pedrinhas dentro do suco precisa ter essa alternativa à disposição.
  • Coloque na bolsa repelente, filtro solar, abridor de garrafa (e de vinho, se levar), faca, álcool gel, toalha e guardanapos de papel e lenços umedecidos, ótimos para limpar mãos melecadas.
  • Se houver crianças entre os convidados, é sempre bom ter à mão aquele kit para distrair os pequenos: bola, livros, lápis de cor e papel.
  • Prefira pratos, talheres, copos e taças descartáveis. Assim, evitam-se acidentes e ter de lavar uma pilha de louça na volta para casa.
  • Não se esqueça de levar sacos de lixo para recolher tudo o que for descartado!
Nesta sugestão, a arquiteta Deborah Roig usou descartáveis supercharmosos. Não dá vontade de sentar agora nessa toalha e atacar essas delícias?

Nesta sugestão, a arquiteta Deborah Roig usou descartáveis supercharmosos. Não dá vontade de sentar agora nessa toalha e atacar essas delícias? (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Com essas dicas, não tem erro. Agora, bora caprichar na toalha xadrez e convocar os amigos! Beijo e bom fim de semana!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.