Quer organizar um churrasco caprichado? Veja estas dicas

Até quem não come carne pode reunir os amigos em volta da churrasqueira – afinal, tradicional ou vegetariano, o churrasco sempre vira um encontro divertido

Quem me conhece bem vai achar este post suspeitíssimo, já que sou gaúcha e, portanto, cresci comendo churrasco TODOS os fins de semana. Sim, porque enquanto o prato oficial do domingo é macarronada em grande parte do país, pros nossos lados a pedida é pôr carne na brasa. O negócio é tão sério por lá que praticamente não existem lançamentos imobiliários sem churrasqueiras individuais para cada apartamento – afinal, haja espaço na área gourmet do prédio para todo mundo assar picanha ao mesmo tempo…

Bairrismos à parte, a verdade é que o churrasco também faz sucesso em outras bandas. E, embora seja informal, a refeição pede capricho na hora de servir. Para entender como organizar um churrasco nota 10 em casa, falei com a Priscilla Marques, do blog Anfitriã. Além de montar uma mesa linda (cujas fotos ilustram este post), ela mandou dicas incríveis para quem quer reunir os amigos em torno da churrasqueira e fazer bonito.

Sabe aqueles vasinhos de barro bem simples? Viram lindos suportes para talheres. Para isso, a Priscilla forrou-os por dentro com toalhas de papel (Relevo Guardanapos), do tipo usado em cestos de pão, antes de acomodar garfos e facas

Sabe aqueles vasinhos de barro bem simples? Viram lindos suportes para talheres. Para isso, a Priscilla forrou-os por dentro com toalhas de papel (Relevo Guardanapos), do tipo usado em cestos de pão, antes de acomodar garfos e facas (Priscilla Marques/Divulgação)

  • Segundo a Priscilla, a informalidade do churrasco combina com um serviço americano, ou seja, com pratos empilhados e talheres à disposição para que cada convidado se sirva. O ideal é deixar esses itens perto da churrasqueira, na mesa de refeições, num aparador ou até sobre uma mesa de centro.
  • Neste mesmo local, coloque guardanapos e os acompanhamentos, servidos em travessas.
  • Já os copos podem ficar em outra área de apoio, ao lado de um balde de gelo, de porta-copos e das bebidas. Deixe sempre mais copos à disposição do que o número de pessoas.
  • Como a refeição é descontraída, tudo bem ter mais convidados do que lugares à mesa, já que a turma pode sentar em outros pontos da casa. Mas não se esqueça de oferecer tábuas ou bandejas para o apoio dos pratos no colo.
Tábuas de apoio ajudam quando há mais convidados do que lugares à mesa – assim, as pessoas têm como cortar a comida com o prato no colo, por exemplo. Repare também no suporte que empilha os pratos de um jeito charmoso, e no mimo que ficou o décor, com temperos em vasos e cachepôs

Tábuas de apoio ajudam quando há mais convidados do que lugares à mesa – assim, as pessoas têm como cortar a comida com o prato no colo, por exemplo. Repare também no suporte que empilha os pratos de um jeito charmoso, e no mimo que ficou o décor, com temperos em vasos e cachepôs (Priscilla Marques/Divulgação)

 

Priscilla sugere um jeito bem original de dispor os guardanapos (também da Relevo Guardanapos): numa travessa de porcelana. Em vez de toalha, a blogueira usou jogos americanos com estampa xadrez e bordados sobre a mesa

Priscilla sugere um jeito bem original de dispor os guardanapos (também da Relevo Guardanapos): numa travessa de porcelana. Em vez de toalha, a blogueira usou jogos americanos com estampa xadrez e bordados sobre a mesa (Priscilla Marques/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s