Segredos de profissional para fazer a festa das crianças em casa

Com ideias criativas, o aniversário dos pequenos pode ficar superestiloso

Confesso: este post nasceu de uma necessidade minha (mas tenho certeza de que vai ajudar muita gente). Ando pensando na festinha de um ano da minha filha, a Olívia, e quebrando a cabeça atrás de ideias legais que eu mesma possa fazer. Como ela ainda é muito pequena, eu e meu marido achamos bacana chamar poucas pessoas e comemorar em casa. Assim, a festa ganha um tom mais íntimo e aconchegante, o que combina melhor com o estilo da nossa família.

A festa em casa pode ficar incrível! Basta se planejar e ser criativo

A festa em casa pode ficar incrível! Basta se planejar e ser criativo (Fabiana Moura/Divulgação)

Minha dúvida era como planejar a decoração do encontro nessa toada do it yourself sem cair no improviso. Dá para armar uma comemoração simples, porém charmosa, mesmo não sendo profissional da área? A resposta é SIIIIMMMM! Claro que contei com a ajuda de uma expert no assunto para esclarecer essas questões, e aprendi tanto que vim aqui contar.

“É supercomum celebrar em casa ou no salão do prédio quando as crianças têm entre 1 e 4 aninhos”, diz a decoradora Fabiana Moura, especializada em eventos (siga o Instagram dela aqui).  Mas não pense que isso significa falta de planejamento: a Fabiana lista vários tópicos que precisam ser considerados para que tudo saia perfeito. Veja só:

  • Antes de qualquer coisa, pense no orçamento e no número de convidados. Saber quanto você pode ou quer gastar e quantas pessoas quer chamar influencia todo o resto.
  • Determine o horário da comemoração. Se a festa coincidir com o almoço ou o jantar, o cardápio precisa incluir uma refeição mais encorpada. Já para um encontro no meio da tarde, um lanche é suficiente. Lembre-se também de que o aniversariante deve estar bem-disposto para receber os amiguinhos – não marque a chegada dos convidados para a hora da soneca da criança.
  • Os principais pontos a considerar são decoração, alimentação, lembrancinhas, fotografia (se você quiser contratar um fotógrafo) e recreação – e este último varia de acordo com a idade da criança: quanto menor o pitico, menor a necessidade de algo muito elaborado. “Vale alugar uma piscina de bolinhas, montar um teatrinho ou chamar um contador de histórias”, sugere a Fabiana.
  • Não se esqueça também do convite! Uma tendência é enviar um save the date pelo menos um mês antes e, mais próximo da data, mandar o convite propriamente dito (que pode ser virtual). “Quando o convite chega com muita antecedência, é comum os convidados esquecerem de detalhes como horário e endereço e ficarem ligando para tirar dúvidas. Por isso é melhor mandar as informações perto do dia da festa”, diz ela.
  • Quando o aniversariante é bem pequeno, como a Olívia, fica mais fácil variar o tema da festa, pois a criança ainda não tem um personagem preferido. “Sempre digo aos pais que observem os gostos do filho. Ele curte animais? Safári é uma boa ideia, por exemplo. A tendência é criar um link com algo que a criança adora, até uma música ou uma história”, fala a decoradora.
  • Por fim, o que não pode faltar, segundo ela: balões, doces gostosos e comidinhas infantis – mesmo que haja mais adultos do que crianças na festa. “Afinal, todo mundo ama minipizza, cachorro-quente, minihambúrguer…”, diz a expert.

Ficou bem mais fácil agora, né? E, para ajudar mais ainda, a Fabiana reuniu sete ideias que você pode repetir em casa. Confere nessa galeria de fotos e corre pro parabéns!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s