Talheres à mesa não precisam ser um mistério! Tire suas dúvidas

Onde colocar o garfo e a faca? E talheres de peixe, colher de sobremesa e faca de pão? E, como assim, tem talheres de entrada? Calma que eu explico tudo!

Para algumas pessoas, saber onde colocar os talheres à mesa é um mistério tão grande quanto explicar a existência de buracos negros no universo. Mas, deixa eu contar: é mais fácil do que parece! A Mariana Cipriano, sales manager da St. James, deu aqui uma aulinha superbacana para quem quiser aprender a disposição de facas, garfos e até os temidos (risos) talheres de peixe. Como eu sempre digo, claro que uma boa refeição não depende disso, mas receber os amigos com uma mesa caprichada faz diferença sim, gente! O visual fica mais bacana e os convidados se sentem especiais, pois percebem que cada detalhe foi pensado com carinho.

Tanto numa mesa formal, quanto numa informal, uma regra não muda: garfos vão à esquerda, e facas, à direita. Se for usar colher, esta também vai à direita.

Se o encontro pedir uma arrumação mais formal, a dica da Mariana é seguir o esquema abaixo:

A disposição dos talheres à mesa deve ser de fora para dentro, seguindo a ordem de uso durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os de peixe (se algum prato com peixe for servido); por último, o garfo e a faca usados no prato principal. Os utensílios de sobremesa vão lá em cima, bem como a faquinha usada para passar manteiga no pão. Talheres e o sousplat são da St. James, e o arranjo, da Renata Gammarano, da Hello, Flowers!

A disposição dos talheres à mesa deve ser de fora para dentro, seguindo a ordem de uso durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os de peixe (se algum prato com peixe for servido); por último, o garfo e a faca usados no prato principal. Os utensílios de sobremesa vão lá em cima, bem como a faquinha usada para passar manteiga no pão. Talheres e o sousplat são da St. James, e o arranjo, da Renata Gammarano, da Hello, Flowers! (Gisele Rampazzo/Divulgação)

  1. Garfo e faca de entrada ficam nas extremidades, seguindo a ordem em que serão usados durante a refeição.
  2. Em seguida, disponha os talheres de peixe (caso vá servir peixe durante o almoço ou jantar, claro!). Aliás,vale apontar por que eles são indicados: como essa é uma proteína de carne muito delicada, a faca não tem serrilha, e serve como uma espátula que apóia o peixe enquanto o garfo é utilizado. Já o garfo tem somente três pontas porque esse espaço entre um dente e outro facilita remover as espinhas. Inteligente, né?
  3. Por fim, coloque os talheres usados no prato principal.
  4. No alto, posicione os talheres de sobremesa – repare que o cabo do garfo deve ser voltado para a esquerda, e o da faca e o da colher, para a direita.

    Os cabos dos talheres de sobremesa devem ser voltados para o mesmo lado em que os respectivos talheres de refeição estão dispostos. A colher em primeiro plano é indicada para consomê. Dependendo do cardápio, troque-a por uma de sopa ou deixe-a de fora da mesa – variações no menu, claro, influenciam essa escolha de talheres

    Os cabos dos talheres de sobremesa devem ser voltados para o mesmo lado em que os respectivos talheres de refeição estão dispostos. A colher em primeiro plano é indicada para consomê. Dependendo do cardápio, troque-a por uma de sopa ou deixe-a de fora da mesa – variações no menu, claro, influenciam essa escolha de talheres (Gisele Rampazzo/Divulgação)

  5. Finalize com a faca de manteiga apoiada sobre o pratinho de pão.

Se o encontro for mais casual, dá para abrir mão de alguns desses talheres. Confira na legenda da foto:

Na versão informal, há menos talheres à mesa. Como no exemplo anterior, os utensílios usados para saborear a entrada ficam nas extremidades, e o garfo e a faca indicados para a refeição principal, mais perto do prato

Na versão informal, há menos talheres à mesa. Como no exemplo anterior, os utensílios usados para saborear a entrada ficam nas extremidades, e o garfo e a faca indicados para a refeição principal, mais perto do prato (Gisele Rampazzo/Divulgação)

Outra dica da Mariana: “Durante a refeição, em momentos de pausa, os talheres devem descansar dentro do prato. A faca fica do lado direito, e o garfo, do esquerdo. As pontas dos talheres podem se encostar ou se cruzar dentro do prato. Faça isso de uma forma natural, não há uma posição exata.”

E, ao terminar a refeição? Posicione a faca e o garfo paralelos dentro do prato, com o cabo voltado para o lado direito, como se estivesse indicando 3h15 num relógio. A faca sempre deve ficar acima do garfo, e com as serrilhas voltadas para baixo. Também vale posicionar da mesma forma, porém como se estivesse apontando 6h30 no relógio.

Parece complicado? Que nada! Fizemos até este vídeo para reforçar os toques da Mariana. Dá uma olhada e vê como é bacana aprender mais:

Meu muito obrigada novamente ao pessoal da St. James, essa grife incrível, que preparou com o maior carinho as dicas e as fotos do post de hoje (em especial à Mariana Cipriano e à Íris Vinhal, responsável por levar adiante essa ideia). Obrigada também ao hotel Tivoli Mofarrej, que cedeu a inacreditável Suíte Park para nossa sessão de fotos (gente, o lugar é um deslumbre!), à Gisele Rampazzo, autora dos cliques, e à Renata Gammarano, da Hello, Flowers!, que montou lindos arranjos.

Beijos e até dia 2/2!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s