Tire as dúvidas na hora de escolher as panelas

Caçarola, caldeirão, wok, cocotte... Diante de tantos modelos, é fácil ficar confuso. Mas não depois de ler este resumo dos principais tipos e seus usos

Gente, tirando os chefs, quem mais sabe exatamente quando usar uma caçarola e um caldeirão? Acredito que, como eu, muita gente pense mais no tamanho da panela X a quantidade de comida antes de pegar determinados modelos no armário – claro que ninguém usa frigideira para cozinhar sopa, mas você já parou para pensar por que uma panela com cabo facilita fazer brigadeiro? Confere só a verdadeira aula sobre esse assunto que eu recebi do pessoal da Tramontina:

Redonda, funda e com duas alças nas laterais, a caçarola tem a altura correspondente ao diâmetro e bordas altas. Vale usá-la para risotos, ensopados, guisados e cozidos.

A caçarola sempre tem duas alças

A caçarola sempre tem duas alças (Tramontina/Divulgação)

Já o caldeirão é fundo, e, por isso, boa pedida para receitas que exigem bastante água no preparo, como sopas, caldos e feijoada.

O caldeirão é alto, independentemente do diâmetro

O caldeirão é alto, independentemente do diâmetro (Tramontina/Divulgação)

Quando o cardápio inclui brigadeiro, risoto e outras delícias que precisam ser mexidas constantemente, vale apostar numa panela com cabo, pois ele serve de suporte para firmá-la durante o cozimento. Como esses modelos também têm diâmetro menor, evitam a evaporação rápida da água, e, por isso, são bem-vindas na preparação de molhos.

Esta é a melhor amiga na hora em que decidimos preparar um risoto

Esta é a melhor amiga na hora em que decidimos preparar um risoto (Tramontina/Divulgação)

Quer impressionar os convidados com um escondidinho servido em porções individuais? Leve à mesa uma cocotte. A pitica é uma minicaçarola que pode ir ao forno.

Estas fofuras vão do forno direto para a mesa

Estas fofuras vão do forno direto para a mesa (Tramontina/Divulgação)

Versátil, o wok atende tanto à turma que quer fritar os alimentos, graças à profundidade, quanto quem prefere refogar, já que também tem tampa. Seu formato arredondado distribui o calor por igual e ele é o queridinho de receitas orientais como o yakissoba.

O wok é uma espécie de frigideira com tampa

O wok é uma espécie de frigideira com tampa (Tramontina/Divulgação)

A espagueteira entra em cena no preparo, claro, de massas. Ela é alta o suficiente para cozinhar pastas longas, como espaguete, e os furos na tampa facilitam escorrer a água. Mangia che te fa bene!

Os furinhos da espagueteira são aliados para escorrer a massa

Os furinhos da espagueteira são aliados para escorrer a massa (Tramontina/Divulgação)

E de bistequeira, você ja ouviu falar? Ela é um tipo de frigideira sob medida para carnes de todos os tipos. Seu formato quadrado permite fritar dois pedaços ao mesmo tempo – ou até saltear legumes enquanto o filé fica pronto.

A bistequeira ajuda a preparar carnes no capricho

A bistequeira ajuda a preparar carnes no capricho (Tramontina/Divulgação)

Já a frigideira, como é fina, esquenta rapidinho e consegue fritar os alimentos por fora e cozinhá-los de leve por dentro. Resultado? Crocância! Eu uso para muita coisa, de omelete (embora exista a omeleteira) e panqueca a filé de salmão.

Frigideira: preparos rápidos são a cara dela

Frigideira: preparos rápidos são a cara dela (Tramontina/)

Por último, vou falar da panela de pressão. Muuuita gente tem medo dela, mas, hoje em dia, esse modelo vem equipado com vários dispositivos de segurança. E, verdade seja dita, a panela é uma bênção na hora de cozinhar feijão e carnes mais duras. Eu não abro mão quando a ideia é ganhar tempo!

Lagarto e outras carnes ficam ótimas quando são cozidas na pressão

Lagarto e outras carnes ficam ótimas quando são cozidas na pressão (Tramontina/Divulgação)

Se falta grana para montar um kit tão completo, o Marcos Grespan, diretor da Tramontina Cutelaria, e o Darci Friebel, diretor da Tramontina Farroupilha, sugerem um pacote básico contendo uma caçarola, uma panela com cabo, uma frigideira, uma panela de pressão e uma espagueteira, que pode ser usada também como caldeirão. Com esses modelos, dá para preparar de tudo um pouco e se divertir na cozinha.

Beijos, bom fim de semana e até a próxima!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s