A obra delicada de Mariko Kusumoto

A artista japonesa cria joias e objetos com tecidos translúcidos e tons suaves

Mariko Kusumoto Coleção de objetos de tecido, assinada por Mariko Kusumoto.

Coleção de objetos de tecido, assinada por Mariko Kusumoto. (divulgação/Mariko Kusumoto)

Outro dia navegando despretensiosamente pelo Instagram me deparei com a imagem acima e fiquei encantada. Logo, fui atrás de descobrir quem era o autor destas peças com formas tão delicadas e cores igualmente suaves. Foi então que conheci a artista japonesa Mariko Kusumoto.

Apesar de trabalhar há algum tempo com metal e resina, nesta série ela encarou o desafio de criar pequenas esculturas feitas de tecidos finíssimos. Ela diz o seguinte sobre isso: “Eu dou a este material uma nova identidade ao moldá-lo em formas tridimensionais. Adoro a translucidez do tecido e, trabalhando com camadas e adicionando peças móveis, posso criar atmosferas lúdicas, misteriosas e etéreas”.

Além disso, Mariko diz que está sempre atenta aos materiais do cotidiano e procura encontrar beleza na simplicidade deles. No caso dos tecidos, ela diz que eles transmitem sensações: “Alguns implicam na sensação de umidade, outros tem uma maciez que é reconfortante. Há tecidos que invocam mistério e outros que inspiram tranquilidade, fragilidade e sutileza”, explica. Mas, se as peças fossem todas brancas boa parte dessas características passariam despercebidas. Por isso, a artista escolheu matizes suaves, como se tivessem sido aplicados com lápis de cor, para reforçar essas sensações e destacar os desenhos que ela cria.

A próxima exposição de Mariko vai acontecer na Galeria Teresa Seabra, em Lisboa durante o mês de setembro. Mas, por enquanto, confira abaixo mais peças desta série:

Até o próximo post!

@nadiasimonelli

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s