Cores escuras: elegantes, básicas e cheias de graça
Tons mais fechados rendem combinações improváveis e com toque contemporâneo
access_time
31 Oct 2017, 15h09 - Publicado em 16 Oct 2017, 18h08

Assinado por Ilse Crawford, este ambiente faz parte da instalação VitraHaus, de Herzog & de Meuron, no campus da Vitra, em Weil am Rhein.
Assinado por Ilse Crawford, este ambiente faz parte da instalação VitraHaus, de Herzog & de Meuron, no campus da Vitra, em Weil am Rhein. (Divulgação/StudioIlse)
Na moda, as roupas de tons escuros salvam aqueles dias em que precisamos estar elegantes em pouquíssimo tempo. Já no décor, esses matizes formam uma base interessantíssima para quem quer sair dos neutros mais claros e ousar nos acessórios. O segredo aqui é apostar nos contrastes. Repare no ambiente acima, assinado por ninguém menos que a designer inglesa Ilse Crawford. Nas paredes e no mobiliário, ela escolheu usar preto, mas a surpresa fica por conta do jogo de pendentes dourados sobre a mesa. O piso clarinho surge como um detalhe inesperado. Outro caminho é apostar no famoso tom sobre tom. Quer um exemplo? Paletas cinzas e azuis são ótimas cores para isso. Use a opção mais escura na parede e vá brincando com versões mais claras da mesma cor nos acessórios. Para ficar mais fácil, confira a galeria de imagens, logo abaixo, que selecionei para você se inspirar:
-
1. Vitra Haus Loft
zoom_out_map
1/7 Outro ambiente criado por Ilse Crawford para o VitraHaus Loft, de Herzog & de Meuron. Aqui, cores vibrantes contrastam com as paredes escuras. (divulgação/StudioIlse)
Outro ambiente criado por Ilse Crawford para o VitraHaus Loft, de Herzog & de Meuron. Aqui, cores vibrantes contrastam com as paredes escuras.
-
2. Cozinha com marcenaria preta
zoom_out_map
2/7 Nesta cozinha, da marca Devol Kitchens, os armários escuros criam uma atmosfera industrial, complementada pelo fogão de ferro. (divulgação/Devol Kitchens)
Nesta cozinha, da marca Devol Kitchens, os armários escuros criam uma atmosfera industrial, complementada pelo fogão de ferro.
-
3. Quarto com parede de cabeceira preta
zoom_out_map
3/7 Neste quarto, os acessórios garantem leveza, como a luminária envolvida por seda plissada. A parede preta traz um ar aconchegante ao espaço. Projeto de Caio e Beatriz Andreozza. (Marco Antonio/CASA CLAUDIA)
Neste quarto, os acessórios garantem leveza, como a luminária envolvida por seda plissada. A parede preta traz um ar aconchegante ao espaço. Projeto de Caio e Beatriz Andreozza.
-
4. Azul petróleo colore o quarto
zoom_out_map
4/7 Neste quarto, da H&M, diversos tons de azul pontuam as paredes e a roupa de cama. (divulgação/HeM Home)
Neste quarto, da H&M, diversos tons de azul pontuam as paredes e a roupa de cama.
-
5. Muitos tons de cinza
zoom_out_map
5/7 Um cinza carbono reveste as paredes deste quarto e o mesmo tom colore a roupa de cama de textura rústica. (divulgação/Lotta Agaton)
Um cinza carbono reveste as paredes deste quarto e o mesmo tom colore a roupa de cama de textura rústica.
-
6. Paleta delicada
zoom_out_map
6/7 O tom forte do roxo nas boiseries e recamiê serve de base para o rosado das almofadas. Uma combinação delicada e cheia de personalidade. (divulgação/HeM Home)
O tom forte do roxo nas boiseries e recamiê serve de base para o rosado das almofadas. Uma combinação delicada e cheia de personalidade.
-
7. Hall com parede roxa
zoom_out_map
7/7 Um outro tom de roxo recobre a parede neste cantinho para chaves e correspondências. (Marco Antonio/CASA CLAUDIA)
Um outro tom de roxo recobre a parede neste cantinho para chaves e correspondências.
Até o próximo post!
@nadiasimonelli