
The Ten Largest, No. 1, Childhood, Group IV, 1907. (Albin Dahlström / Moderna Museet, Estocolmo, Suécia/Pinacoteca de São Paulo)
Neste fim de semana aproveitei para ver a exposição Hilma af Klint: Mundos Possíveis, que está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, e me encantei com as telas gigantes da pintora sueca, que viveu na primeira metade do século XX. A paleta usada por ela lá nos idos dos anos 1900 foi o que mais me encantou e, por isso, resolvi fazer este post. A mistura doce e ao mesmo tempo forte de tons pastel, tão atual, me chamou a atenção. Como essa cartela de cores anda tão em alta ultimamente, pincelei alguns ambientes nessa mesma pegada para provar como a obra de Hilma pode ser inspiradora.
Integrante do “As cinco”, grupo artístico composto por mulheres que acreditavam ser conduzidas por espíritos elevados que desejavam se comunicar por meio de imagens, ela antecipou as estratégias surrealistas em mais de 30 anos. Pura vanguarda! A exposição vai até o dia 16 de julho e inclui 130 obras. Se estiver em São Paulo, não deixe de ver!
Abaixo, passeie pelos ambientes que separei para você e que conversam com a bela paleta de Hilma.

The Ten Largest, No. 8, Adulthood, Group IV, 1907. (Albin Dahlström / Moderna Museet, Estocolmo, Suécia/Pinacoteca de São Paulo)

Sala de estar da mostra espanhola Casa Decor 2018. (divulgação/Trendland)
Tudo descombina e fica lindo no ambiente da mostra espanhola Casa Decor, que aconteceu em março, em Madri. Aqui, uma explosão de tons candy e formas geométricas criam uma composição vibrante. O tapete em animal print trouxe um quê de ousadia.

The Ten Largest, No. 3, Youth, Group IV, 1907. (Albin Dahlström / Moderna Museet, Estocolmo, Suécia/Pinacoteca de São Paulo)

Projeto do arquiteto francês, radicado no Brasil, Jean de Just. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Laranjas, azuis e tons terrosos compõem uma atmosfera aconchegante no quarto deste apartamento, assinado pelo arquiteto Jean de Just, que não tem medo de misturar estampas e cores.

The Ten Largest, No. 9, Old Age, Group IV, 1907. (Albin Dahlström / Moderna Museet, Estocolmo, Suécia/Pinacoteca de São Paulo)

Ambiente assinado pela designer de interiores Danielle Brustman. (Nicole Inglaterra/Yatzer)
O rosa está com tudo! Nesta proposta, assinada pela designer de interiores australiana Danielle Brutsman, ele vem lindo, bem clarinho, combinado com verde-esmeralda.

The Ten Largest, No. 6, Adulthood, Group IV, 1907. (Albin Dahlström / Moderna Museet, Estocolmo, Suécia/Pinacoteca de São Paulo)

Ambiente do editorial fotografado por Omar Sartor. (divulgação/Trendland)
E para finalizar, outra proposta de rosa com verde. Desta vez, com verde-água e base cinza num mood mais elegante. Luminária e acessórios dourados complementam com sofisticação neste ambiente de um editorial da revista italiana Living Corriere.
Espero que você tenha se inspirado nas telas de Hilma tanto quanto eu!
Até o próximo post!