Saia do básico, aposte em combinações inusitadas
Paletas poucos usadas podem render ambientes charmosos e cheios de estilo
access_time
31 out 2017, 15h10 - Publicado em 26 jul 2017, 10h10
Nesta cozinha, uma mistura de tons surpreendente: vermelho e amarelo formam uma dupla harmônica e ainda ganham o toque de laranja dos pendentes. (Divulgação/Ghislaine Viñas Interior Design)
Algumas combinações de cores são clássicas e outras inimagináveis quando o assunto é decoração. Exemplo disso é a dupla vermelho e amarelo, tão lembrada nas redes de fast food. No projeto da designer Ghislaine Viñas (acima) as cores ganharam um ar contemporâneo, graças ao desenho clean do mobiliário. Por isso, hoje convido você a viajar comigo e exercitar o olhar para novas possibilidades.
Quem também se arrisca quando o assunto são cores é a arquiteta Juliana Pippi, de Florianópolis. Conhecida por seus projetos com pinceladas de tons vibrantes, ela recomenda: “Adicione cores nos itens que você vai enjoar menos com o tempo, como almofadas, uma poltrona especial solta no living ou em materiais que são fáceis de trocar, como papel de parede e tecidos”, explica. Dessa maneira, você vai acostumando o olhar com esse universo colorido até tomar coragem de investir em móveis maiores ou até mesmo em um sofá com matizes alegres.
Outra dica é montar um moodboard, ou seja, um painel de referências visuais. Ao navegar pela internet e se deparar com ambientes que você adora, não pense duas vezes em salvá-los numa pastinha em seu computador. Se preferir, monte um painel no Pinterest, que além de prático, é muito divertido. Assim, quando você tomar coragem para deixar sua casa mais colorida e charmosa, poderá buscar inspiração nessas imagens. Confira abaixo, uma seleção de ambientes com combinações pouco vistas, como laranja e verde, azul e rosa ou verde e rosa.
-
1. Sala de jantar mistura rosa e azul
zoom_out_map
1/7 Nesta sala de jantar, o tapete estampado com tons de rosa faz uma combinação ultramoderna com as cadeiras azuis. A mesa de madeira confere um toque acolhedor. (Divulgação/Pinterest)
-
2. Sala com parede turquesa e sofá roxo
zoom_out_map
2/7 Neza Cesar também sabe como ninguém usar as cores a seu favor. Nesta sala, o sofá roxo faz um diálogo divertido com a tela colorida e a parede turquesa. (Tuca Reinés/Divulgação)
-
3. Sala com sofá roxo e parede de tijolos
zoom_out_map
3/7 A arquiteta Juliana Pippi escolheu um sofá roxo para esta sala de estar e fez um contraste inusitado com a parede de tijolos. (Marco Antonio/Divulgação)
-
4. Cobre e azul na sala de jantar
zoom_out_map
4/7 Juliana Pippi usou uma paleta elegante para a sala de jantar. A mesa com tom cobre fez um bonito conjunto com as cadeiras azuis. A parede de tijolos finalizou o espaço. (Marco Antonio/Divulgação)
-
5. Sala com sofá verde e parede rosa
zoom_out_map
5/7 Esta sala de jantar brinca com o contraste de cores e texturas delicadas e rústicas. A parede rosa faz uma bela poltrona para o sofá verde. O tapete com estampa animal dá o toque final. (Divulgação/Pinterest)
-
6. Cozinha americana com parede verde e banquetas laranja
zoom_out_map
6/7 Quem poderia imaginar que verde e laranja renderia uma composição charmosa! Nesta cozinha, a dupla de tons deixou tudo mais quentinho na companhia da marcenaria. (Reprodução/Apartment Therapy)
-
7. Cozinha com cadeiras coloridas
zoom_out_map
7/7 O balcão azul se destaca em meio à marcenaria branca desta cozinha. A surpresa fica por conta das banquetas vermelhas e das cadeiras coloridas em volta da mesa. (Divulgação/Tammara Stroud Design)
Continue por aqui! Até o próximo post!
@nadiasimonelli