4 maneiras (inteligentes) de fazer a casa pequena ser mais funcional

Confira as soluções das designers Anna Pipkorn e Cate Kilpatrick, experts em ambientes enxutos, para decorar casas pequenas com funcionalidade

As designers Anna Pipkorn e Cate Kilpatrick tem muita experiências com casas pequenas – tendo decorado até uma casa barco para aproveitar ao máximo os espaços compactos, trazendo conforto ao alto-mar. Elas compartilharam com o Architectural Digest as soluções que encontraram para este tipo de imóvel em seus anos de trabalho. Confira e, com ajuda da criatividade, decore seu próprio lar:

1. Dê um novo propósito aos ambientes                                       

1-maneiras-de-fazer-sua-casa-pequena-ser-mais-funcional

 (/)

A dupla enfatiza como devemos nos desvencilhar das concepções do design tradicional. Um ambiente não precisa – e muitas vezes nem deve – ter apenas uma função, tornando-se dinâmico e otimizado. A sugestão que dão é criar um espaço de estudos na sala de estar ou integrar o home office ao quarto, divertindo-se ao unificar o estilo do décor.

 2. Customize

2-maneiras-de-fazer-sua-casa-pequena-ser-mais-funcional

 (/)

Kilpatrick e Pipkorn também encorajam que o morador, ainda que com a ajuda de designers e arquitetos, sempre tente pensar em soluções não convencionais. Quando o espaço é enxuto, customizar e fazer itens sob medida são grandes aliados do décor. Na foto, a banheira e o chuveiro não são separados, delimitados na mesma área, por exemplo. Quem gosta de decorar com enfeites também pode apostar em prateleiras de pouca profundidade, poupando alguns centímetros para os outros móveis. Sua criatividade é o limite!

3. Organize-se

3-maneiras-de-fazer-sua-casa-pequena-ser-mais-funcional

 (/)

A bagunça sempre fará um cômodo parecer menor e, ainda pior, mal planejado. Por isso, quando escolher os móveis, aposte naqueles que também possuem a função de armazenamento e sempre pense bem no lugar a qual cada objeto pertence, priorizando a ordem. Além disso, as designers apostam em eletrodomésticos menores ou escondidos. A televisão da foto foi colocada dentro de um gabinete – ela não ficar exposta já ajuda a diminuir o peso visual do espaço, fazendo-o parecer menos bagunçado.

Se a casa já está pronta, a bagunça pode ser aplacada com a adição de cestos de fibras naturais no décor, por exemplo.

 4. Aproveite cantinhos

4-maneiras-de-fazer-sua-casa-pequena-ser-mais-funcional

 (/)

Cada espaço da casa deve ser aproveitado! Esconda gavetas e prateleiras em paredes com painéis, coloque a lavanderia embaixo da escada ou faça nichos rasos nas paredes do banheiro. Seja criativo e decore até mesmo os cantos dos ambientes – veja mais em nossa matéria sobre o assunto.

Leia também “Casa pequena: 4 erros de decoração para evitar”.

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s