4 segredos para iluminar – de vez – uma casa escura

O designer americano Mark D. Sikes compartilha os truques de cores que usou nesta casa nova iorquina para deixá-la alegre e iluminada

Viver na cidade é sinônimo de estar cercado por vários tons de cinza e, muitas vezes, a única escapatória é nosso lar. A selva de pedra escura foi a motivação do designer Mark D. Sikes ao projetar este apartamento em Nova York, Estados Unidos. Situado na Avenida Park, ele difere das outras residências da região de Manhattan, todas com decorações sofisticadas, porém neutras.

sala-com-sofa-vermelho-estampado-parede-lilas

 (/)

O grande desafio era a iluminação insuficiente. Como solução, Mark lançou mão de um dos melhores e mais básicos truques para trazer vida e alegria ao visual do espaço: a cor!

Confira as dicas do designer para fazer o mesmo em sua própria casa:

1. Você pode usar quase qualquer cor

O importante na hora de planejar a paleta de cores para iluminar o espaço não são os tons escolhidos! Estranho? Mark explica: o que vale é a forma como eles são usados. O comum nesses casos é apostar no amarelo e no verde, cores claras e de forte personalidade, mas neste apartamento projetado por ele foi diferente.

sala-de-jantar-com-papel-de-parede-de-jardim-cadeiras-de-bambu-sofa-azul-de-couro

 (/)

A moradora havia caído de amores por um papel de parede com quatro nuances: azul, lápis lazulli, lilás e vermelho. As três primeiras cores costumam ser relacionadas aos ambientes serenos, mas Mark soube dosá-las de maneiras diferentes em cada cômodo para manter a claridade e o estilo do casal e seus filhos.

2. Cada ambiente tem um foco

sala-de-estar-azul-com-dois-quadros-sobre-o-sofa

 (/)

O sucesso de uma paleta de cores forte é criar uma transição entre os tons e os ambientes, de acordo com Mark.

colagem-sala-de-estar-hall-e-quarto

 (/)

A sala de estar foi escolhida como o ponto central das cores, com sofás vermelhos, paredes lilases e muitos detalhes azuis. Já os outros ambientes receberam uma cor principal e toques delicados dos outros tons: o hall de entrada é azul e branco, com acessórios em vermelho; já o quarto recebeu principalmente o lilás, que ajuda a acalmar o ambiente; o lavabo é inteiro azul, e por aí vai.

3. Combine padrões em tamanhos diferentes

quarto-com-papel-de-parede-de-flores-e-roupa-de-cama-lilas

 (/)

As cores escolhidas por Mark e os moradores não aparecem apenas em versões sólidas: na maior parte dos ambientes, elas estão nas estampas. O trunfo do designer para combinar os padrões é brincar com as escalas!

Algumas estampas escolhidas são pequenas e delicadas, enquanto outras, como a do sofá do estar, são grandes e chamativas. A mistura ajuda a trazer profundidade ao ambiente e quebrar a monotonia.

hall-entrada-azul-com-detalhes-em-vermelho-e-papel-de-parede-no-teto

 (/)

A transição que ele aplica com as cores de cada cômodo também aparece nos padrões: enquanto a sala possui estampas mais impactantes, os outros ambientes são mais discretos.

4. A natureza traz equilíbrio

mesa-lateral-e-sofa-estampado-parede-lilas

 (/)

Em um apartamento tão colorido, elementos que equilibrem os ambientes são mais que necessários. Para isso, Mark apostou nos materiais naturais, com mesas de madeira, cadeiras de bambu e tecidos de fibras.

Leia mais:

6 características que toda casa estilosa deve ter

Visita guiada: apartamento cheio de afeto e sem paredes brancas

Fonte: House Beautiful

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s