
(/)
-
1.
zoom_out_map
1/22
Quem não quer ter uma sala acolhedora, na qual os amigos se sintam à vontade? Com intervenções bem pensadas, a decoradora Lolô Ribeiro dos Santos apagou a frieza que havia no estar de sua casa. “Ele ficou mais contemporâneo e cheio de pontos de interesse.” Olha como era a sala antes das intervenções de Lolô Ribeiro dos Santos
-
2.
zoom_out_map
2/22
1. Arranjo de parede assimétrico. Misturar rendas (emolduradas pela Fast Frame), desenhos e pinturas (a azul e a rosa são da Arterix) deu movimento à composição. 2. Cor marcante. A sala ganhou calor com a tonalidade da Lukscolor (ref. Sevilha*). Por contraste, a nuance realçou o sofá clarinho, valorizando o desenho do estofado. 3. Almofadas. Marrons, laranjas e branco amarram a paleta do ambiente. As peças vieram de Alba Barbosa Casa (laranja), Etna (marrom), Conceito Firma Casa (de passarinhos) e Marcela Pepe (com estampas gráficas). 4. Mesa e luminária. De desenho mais atual que as peças anteriores, a mesinha de madeira (Marcenaria Baraúna) e a luminária de piso (Reka) refrescaram a decoração. 5. Nova arrumação. Reduzir o número de livros sob o tampo e acrescentar o cesto redondo de fibra (Depósito Kariri) resgatou a leveza da mesa de vidro (Ápice Art). 6. Tapete. Despojado, o modelo de juta da Etna (2,50 x 3,50 m) tem listras largas, que alongaram o visual da sala.
-
3.
zoom_out_map
3/22
Quem olha este ambiente claro não imagina que, até outro dia, a parede da estante era marrom. “Cobrir a tinta com o adesivo de passarinhos trouxe frescor ao espaço”, afrma o morador, o designer Júlio Rosa. 7. Adesivo sob medida. Foi colado sobre a parede, escondendo a pintura. Ele se repete na porta, logo atrás. 8. Canaletas para livros. De madeira, receberam tinta látex acinzentada (ref. Pedra-sabão*, da Suvinil), um tom em sintonia com a estampa. 9. Luminária. Devido ao acabamento metálico, a peça se integra perfeitamente à paleta do ambiente. 10. Mesa e cadeiras. A peça amarela ilumina os cinzas da composição. Poltrona com rodízios e altura regulável, à venda na Novo Ambiente. Quanto custou • Adesivo (9 m², da Divisão Casa/167): 945 reais. • Canaletas pintadas (marceneiro • Antonio Almeida): 500 reais. • Luminária (Tok & Stok): 248 reais. • Mesa e duas cadeiras de madeira pintada (Oppa): 997 reais. Total 2 690 reais
-
4.
zoom_out_map
4/22
A base neutra do quarto, de tons claros, pedia um contraponto acolhedor. Ele veio com a roupa de cama. “Depois de um dia corrido, você quer um ambiente que abrace”, diz a autora do espaço, a designer Ana Andrade. 11. Natureza em foto. Estas imagens (Zipper Galeria) evocam a vida no campo. 12. Pendente direcionável. Jeito diferente de ter luz de cabeceira: o Fork (da Diesel, à venda na Lumini) desce do teto, dando um ar moderno ao quarto. 13. Roupa de cama gostosa. Os lençóis brancos (Trousseau) foram complementados por manta (Blue Gardenia) e almofadas (Olho Interni e Trousseau) com texturas variadas. Pontos no tom de coral acendem a composição.
-
5.
zoom_out_map
5/22
Como resolver a decoração quando o sofá é visto de costas logo da porta de entrada? “Em função da planta triangular do apartamento, tivemos de colocá-lo nessa posição”, diz o arquiteto Caio Andreazza, autor do projeto com a irmã e sócia, Beatriz Andreazza. Para que a peça não virasse uma barreira, eles optaram por um modelo baixo (60 cm de altura) da Catallogo. 14. Plantas de impacto. A dracena e o pacová (Anni Verdi), em vasos da L´Oeil, emprestam vida à decoração neutra. “Brincamos com a altura das folhagens para chamar a atenção e tirar o foco das costas do sofá”, explica o arquiteto. 15. Bandeja. Sobre uma almofada, ela recebe a correspondência da casa. 16. Banco de ferro. Serve de aparador para bolsas. Da Secrets de Famille.
-
6.
zoom_out_map
6/22
Esta área do quintal da arquiteta Ana Luiza Almeida Prado Sawaia fcava esquecida, sem graça, com o imenso muro branco, de 6,70 x 3,50 m. “Mesmo próximo a helicônias e gardênias, o paredão carecia de mais presença.” 17. Pintura que relaxa. Não se trata de qualquer tom de azul, mas de um anil puro, obtido com um pigmento importado misturado à tinta acrílica fosca. “A cor trouxe profundidade visual e, junto do verde, faz lembrar o mar, a praia.” Ao longo do dia, de acordo com a luz, assume diferentes nuances. “De manhã e no fim da tarde, é mais violeta. Ao meio-dia, royal.” Poltronas de jardim de Fernando Jaeger. Quanto custou - Tinta (• dois galões de 3,6 litros, na Anil Tintas): 270 reais. • Pintor (João Manoel da Silva): 200 reais. total 470 reais
-
7.
zoom_out_map
7/22
Poltrona do Fernando Jaeger
-
8.
zoom_out_map
8/22
Um convite à brincadeira com o cachorro
-
9.
zoom_out_map
9/22
Ops! A bola furou
-
10.
zoom_out_map
10/22
Às vezes, uma tonalidade vibrante em um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença e até defnir um estilo para o ambiente. A proposta da arquiteta Yáskara Jaeger para a cozinha do apartamento de sua flha, Marina, foi usar toques de amarelo para levar um espírito jovem à base fria, com bancadas e piso de cimento.
-
11.
zoom_out_map
11/22
18. Parede interativa. É possível escrever e desenhar com giz na superfície recoberta de esmalte sintético preto fosco, da Coral. “O fundo escuro fica mais elegante do que a pintura verde-lousa tradicional. Como entra claridade de sobra pelas janelas, o ambiente permite essa opção”, explica Yáskara.
-
12.
zoom_out_map
12/22
19. Hortinha em vaso. Uma caixa metálica, o cachepô da Benedixt reforça o apelo luminoso do amarelo no ambiente. Neste cenário hiperurbano, cultivar ervas de tempero é uma lembrança de como o contato com a natureza faz bem.
-
13.
zoom_out_map
13/22
20. Banquetas amarelas. Com visual descolado, as peças de Fernando Jaeger servem de contraponto ao preto da parede e das bancadas de granito, acendendo a decoração. Com janelões para a copa das árvores, nem parece que o apartamento fica no meio da cidade. Coifa da Tuboar e louças de Spicy, Tok & Stok e Doural.
-
14.
zoom_out_map
14/22
Para driblar o aspecto pesado do armário de cozinha antigo sem gastar uma fortuna, o designer Júlio Rosa resolveu assumir a parte interna. “Arranquei a porta de madeira e reorganizei as prateleiras”, conta. 21. Tom sobre tom. Na parte alta da parede, sobre a tinta marrom (ref. Arte Barroca*, da Suvinil), o adesivo quase no mesmo matiz da pintura produz um efeito de sobreposição moderno. 22. Cápsula azul. A estrutura recebeu tinta látex (ref. Caneta Azul*, da Suvinil). “A cor realçou louças (Carrefour) e acessórios (Tok & Stok e Leroy Merlin). Deixei à vista o que é mais usado.” Quanto custou • Adesivo (Divisão Casa/167): 60 reais. • Tinta azul (um galão de 3,6 litros, na Tintas MC): 75,75 reais. • Pintor (Jonas Lisboa Sampaio): 300 reais. Total 435,75 reais
-
15.
zoom_out_map
15/22
Quem não quer causar uma boa impressão logo na chegada ao hall do apartamento? Se o seu estilo é romântico, siga a sugestão da designer de interiores Maristela Gorayeb. 23. Pintura assinada. Maristela convocou o artista José Munhoz para pintar a paisagem bucólica, inspirada nas pinturas renascentistas, feita em um dia. “Quem chega já entra em outro clima, induzido pela combinação de tons esmaecidos”, afirma ela. 24. Cabideiro discreto. Os ganchos reaproveitaram madeiras que sobraram da reforma do apartamento. Execução da Magal Marcenaria. 25. Banco com futon. As visitas podem se acomodar para tirar os sapatos. O azul do colchão (Marlene Fonseca) se afina com a pintura. 26. Convite delicado. Se você gosta que as visitas tirem os sapatos, faça a proposta sutilmente, oferendo pantufas (Ducha) em um cesto (Passado Composto).
-
16.
zoom_out_map
16/22
Um pouco de ordem e cor: era disso que o escritório de um casal de fotógrafos precisava. “Cogitamos usar cimento no piso, mas o visual fcaria frio combinado aos blocos de concreto das paredes”, diz a proprietária. 27. Luz que passeia. A luminária tem garras para prender-se aqui e ali. 28. Mapoteca. O móvel de metal com gavetas (1 m de largura x 80 cm de profundidade) é um clássico para organizar papéis grandes. “Nela, guardamos nossas ampliações, que acabavam amassando sobre a bancada.” 29. Piso colorido. Coladas em um dia, as placas de PVC (50 x 50 cm) são práticas de manter. O azul do revestimento suaviza o concreto em volta. Quanto custou • Luminária (Solar): 65 reais. • Mapoteca (Conexão Móveis): 550 reais. • Piso (12 m², da Leroy Merlin): 475,20 reais. • Aplicação (Casa Nova Pisos de Madeira e Laminados): 450 reais. total 1 540,20 reais
-
17.
zoom_out_map
17/22
Olha como era a sala da fotógrafa Manu Oristanio antes dos truques rápidos de decoração. Escritório, estar e jantar: a sala do apartamento de 32 m² da fotógrafa Manu Oristanio é usada de um jeito bastante versátil. Pequenas interferências deixaram esse dia a dia informal um pouco mais sofsticado. 30. Cor quente. Vista da entrada, a parede principal transmite uma sensação mais acolhedora graças ao laranja (ref. Laranja Folclore*, da Coral). Ele cobriu também a porta que dá para o quarto, trazendo unidade. 31. Estante delgada. “Esse novo apoio me ajudou a não deixar mais a mesa bagunçada”, conta Manu. Feito de pínus (36 x 30 cm, altura de 1,29 m), ele pôs ordem nos livros. 32. Troca de cadeiras. Compactas, elas se adequaram melhor às proporções da sala. Quanto custou - Tinta ( • um galão de 3,6 litros, na Império das Tintas): 85 reais. • Pintor: 300 reais. • Estante (Leroy Merlin): 49,90 reais. • Três cadeiras Maria (Fernando Jaeger): 1 065 reais**. Total 1 499,90 reais. Lustre da AP Nordeste, louças da Roberto Simões Casa e da Tok & Stok e vaso de porcelana branca da Grifes & Design.
-
18.
zoom_out_map
18/22
Quem já não se viu sem saber o que fazer diante de um ambiente todo branco? Para avivar a decoração e trazer um foco à parede de 2,80 x 2,70 m, nada mais rápido – e de grande efeito - do que um belo papel estampado. Este é uma criação de Marcelo Rosenbaum para a Bobinex. 33. Estampa de arrasar. Chamativo, o fundo de cor intensa do papel de parede da coleção Flores do Cerrado ressalta o aparador de laminado branco (Marcenaria São Paulo). O desenho, que reproduz flores de ipê, faz a ponte com o entorno claro. Luminária da Loja Teo e pintura de Rodrigo Cunha (Zipper Galeria). Quanto custou - Papel d • e parede (dois rolos de 10 m x 52 cm, da Bobinex): 330 reais. • Aplicação (RC Papéis): 130 reais.
-
19.
zoom_out_map
19/22
Como adora conversar com os amigos enquanto prepara receitas, o morador ganhou esta área na cozinha com bar e mesinha. Três soluções propostas pelo arquiteto Décio Navarro deram o ar de bistrô ao ambiente. 34. Azul profundo. O tom da Coral (ref. Maré Noturna*) equilibra a presença quente do laminado dos armários e faz um belo par com o verde das cadeiras (Benedixt). 35. Arranjo de quadros. “Reuni as lembranças de viagem dos moradores e emoldurei. Pequenas, elas ganharam força ao ficar juntas na composição”, diz Décio. 36. Lustre antigo. Seu jeito romântico quebra o visual rústico. São duas cúpulas de vidro do tipo saia, suspensas por fios de alturas diferentes. Quanto custou - Tinta ( • um galão de 3,6 litros, na Esquina das Tintas): 80 reais. • Pintor (Navaroni Pinturas Especiais): 400 reais. • Molduras (Ápice Art e Struttura Arte Molduras): mil reais. • Luminária (Dario Cúpulas): 320 reais. Total 1,8 mil reais
-
20.
zoom_out_map
20/22
Se a sala anda meio desanimada, uma capa estampada para o sofá ou para o banco muda totalmente a situação. “Um tecido liso, como normalmente se usa, não traria tanto impacto”, diz a decoradora e dona da casa, Lolô Ribeiro dos Santos. 37. Exiba a coleção. Enfileirar sobre a prateleira é um jeito esperto de dar destaque às jarras de diferentes estilos, que a moradora reune há anos. 38. Capa bucólica. Este linho floral tem uma pegada romântica e enche a sala de cor. O tecido veio da Entreposto e a confecção é da Alba Barbosa Casa, empresa de Lolô. 40. Tapete improvisado. Sobrepostas, duas passadeiras da Etna sugerem listras desencontradas e fazem contraponto ao floral.
-
21.
zoom_out_map
21/22
39. Almofadas. De materiais naturais, como palha e algodão, as peças da Alba Barbosa Casa complementam a paleta de cores da capa.
-
22.
zoom_out_map
22/22
Claro e uniforme, o revestimento cimentício (NS Brazil) confere um ar minimalista ao banheiro, mas pode torná-lo frio. Para trazer acolhimento, a designer de interiores Maristela Gorayeb apostou em metal e madeira. 41. Biombo antigo. Que tal trocar os penduradores tradicionais por um suporte charmoso? De inspiração francesa, este biombo da Malu Nunes Antiguidades dá uma aura romântica ao ambiente de linhas retas, que é integrado ao quarto. 42. Banho de ervas. O banheiro pode virar um spa particular se você usar um pouco de imaginação. “Vou à feira e compro ervas perfumadas e rosas. Misturo tudo em um bowl com água morna e uso no banho”, ensina Maristela. 43. Madeira bruta. Na saída da banheira, os pés precisam de um piso seguro e com um toque gostoso. O degrau de madeira cumpre muito bem esse papel.