5 edifícios inovadores no Vietnã

País experimenta uma explosão de boa arquitetura

A economia do Vietnã cresceu em média 6% ao ano desde 2000. A aceleração econômica e a chegada de mais turistas trouxe um efeito colateral: uma arquitetura inovadora. Os escritórios do país criam edifícios com traço indiscutivelmente contemporâneo, mas que incluem técnicas construtivas tradicionais, como coberturas de folhas de palmeira. Em cidades densas e pouco arborizadas, como Ho Chi Minh, surgem edifícios onde o verde é protagonista. E novos centros comunitários, uma tradição nas vilas do país, atraem os olhos do mundo com seu design simples e eficiente. Conheça abaixo 5 edifícios que ajudam a entender o que está acontecendo no país asiático:

01-edificios-inovadores-no-vietna

 (/)

Casa para árvores, por Vo Trong Nghia Architects. O terreno apertado dessa residência não tinha muito espaço para um jardim. Os arquitetos projetaram então cinco caixas de concreto com figueiras-de-bengala na laje – o que lhes dá uma aspecto de vaso de plantas. A fim de suportar o peso, as construções possuem paredes estruturais. A morada traz mais verde para Ho Chi Minh, uma cidade de 6 milhões de habitantes com apenas 0,25% de sua área coberta por vegetação.

02-edificios-inovadores-no-vietna

 (/)

Naman Spa, por MIA Design Studio. Treliças e vegetação cobrem a fachada desse edifício, protegendo-o do sol forte da Indochina. As aberturas da malha facilitam a ventilação cruzada e projetam um desenho de luz e sombra nos corredores do edifício. Palmeiras e um espelho d’água criam um ar de luxo tropical. A arquitetura e os mimos do spa chamam turistas para o resort, na cidade costeira de Danang, norte do Vietnã.

03-edificios-inovadores-no-vietna

 (/)

A capela, por a21studio. Esse café e espaço de convivência possui estrutura e paredes de metal, material parcialmente reciclado do antigo edifício que ocupava o terreno. Painéis de tecido colorido filtram a luz natural e injetam energia na construção, que é aberta para os fundos. Os arquitetos se inspiraram nos centros comunitários tradicionais das vilas vietnamitas, conhecidos como dinh. Nesses locais, os moradores relaxam e celebram com cores e música. A receita deu certo: o espaço em Ho Chi Minh conquistou o título de edifício do ano no Festival Internacional de Arquitetura de 2014.

04-edificios-inovadores-no-vietna

 (/)

Casa de Subúrbio Tropical, por MM+ Arquitetos. Essa morada mistura técnicas da arquitetura tradicional vietnamita. A laje de concreto recebeu uma cama de folhas de palmeira; as paredes de blocos de barro contém paineis vazados; e a sala de estar se abre ao pequeno jardim. As medidas mantêm a construção fresca e destacam-na na paisagem do subúrbio em Ho Chi Minh, cheio de casas com estilo neovitoriano.

05-edificios-inovadores-no-vietna

 (/)

Casa Comunitária em Cam Thahn, por 1+2>3 Arquitetos. O conjunto de prédios também mistura design moderno e tradições vietnamitas. Colunas de madeira sustentam o teto, criado com bambu e folhas de palmeira. As paredes são formadas por duas camadas de blocos de adobe, o que cria um colchão de ar isolante ao redor dos edifícios. Essas características ajudam a driblar o calor. A cobertura leva a água da chuva para o pátio central, onde um reservatório armazena o líquido para ser usado nos banheiros e no jardim.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s