Apartamento de Gilberto Gil e Flora fica entre o mar e a poesia

Gilberto Gil e Flora montaram seu apartamento como um camarote privilegiado para se encantar com a baía de Todos os Santos

apartamento-de-gilberto-gil-e-flora

 (/)

Os flhos cresceram, foram cuidar de sua vida. “E a casa no Horto fcou grande demais”, conta Flora Gil sobre a mudança de bairro e de ares. Parecia difícil substituir em seu coração a antiga morada. Mas, assim que encontrou esta “casa de salto alto”, como gosta de chamar o apartamento, com vista para a copa das árvores, ela adorou e pediu às arquitetas Cristina Calumby e Isabel Gonçalves o máximo de integração. “Flora desejava ter uma grande área social”, diz Cristina. Divisórias e cantinhos desapareceram na reforma e sala, varanda, piscina, jantar e cozinha viraram uma coisa só.

Detalhes da decoração escolhidas por Flora

 

O painel de fotos na sala de jantar guarda momentos gostosos de lembrar. E eles são muitos, já que o casal é adepto de agregar, receber, acolher – a casa do Horto (e agora o apartamento) sempre foi o ponto de encontro de flhos e netos a cada verão. Na mudança, Flora não se esqueceu de levar a antiga mesa de jantar, generosa em seus 4 m de extensão, e optou por uma cozinha aberta, colorida e animada. A sugestão dos ladrilhos hidráulicos foi dela: “Nossa arquiteta no Rio de Janeiro, Marcia Muller, colocou-os em nossa casa de Araras. Gil e eu fcamos encantados e quisemos tê-los também em Salvador”.

Flora e Gil trazem viagens e histórias para casa

 

cadeira-apartamento-de-gilberto-gil-e-flora

 (/)

Flora e Gil são admiradores da arte popular do Brasil e do mundo. Esta cadeira de madeira entalhada, que é mais uma escultura do que um assento, o casal trouxe de uma viagem a Moçambique. A peça hoje recebe quem chega ao apartamento, disposta no hall do elevador. O piso do ambiente tem outra boa história: era um painel de madeira de demolição e ladrilhos hidráulicos montado em 2011 para o camarote 2222, o reduto de Gil no Carnaval baiano. Flora se apaixonou e, passada a temporada de folia, adaptou o patchwork de materiais à casa nova.

Quarto foi inspirado em suíte do hotel Emiliano

 

 

Muito confortável e sossegado, o quarto do casal foi declaradamente inspirado nas suítes do Hotel Emiliano, um dos mais conhecidos projetos do arquiteto Arthur Casas. “É onde nos hospedamos quando vamos a São Paulo e Gil adora os quartos de lá”, explica Flora. Ela e as arquitetas atentaram a detalhes como usar linho nos estofados (a exemplo da poltrona Mole, de Sergio Rodrigues) e combinar madeira no tom natural e laqueada de branco. Do ambiente, que soma 30 m², uma passagem conduz primeiro ao closet e depois ao banheiro, no qual os equipamentos são duplos: duas cubas, dois chuveiros.

Como Flora cuidou de cada detalhe

 

Para Flora Gil, as memórias deixam a casa mais acolhedora.

O que jamais pode faltar na decoração de suas casas? 

Fotos, muitas fotos. Adoro, pois elas trazem boas lembranças. Também não abro mão das peças que carrego há tempos, como a mesa de jantar, a arca e uma gamela que tenho faz 25 anos. 

Qual o lugar do apartamento de que vocês mais gostam? 

É um prazer sentar no sofá em frente à varanda e ver o Sol se pôr. Curtimos também a cozinha. À noite, nos sentamos no balcão para conversar e comer uma coisinha leve.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s