Apartamento de solteiro: conforto máximo num espaço pequeno
As arquitetas Marcia Monteiro e Fernanda Morato decoraram o flat para aproveitar cada centímetro dos 40 m².
Por Reportagem Visual Aldi Flosi e Olivia Canato | Texto Regina Galvão | Fotos Salvador Cordaro | Ilustração Carlos Campoy
access_time
19 Jan 2017, 15h16 - Publicado em 18 Oct 2013, 17h50
Depois de viver 12 anos na Europa, o economista Alexandre Toledo mudou-se para seu primeiro apartamento no Brasil. “Optei por um flat com serviços de hotel. Passo o dia todo fora, mas, quando chego em casa, tenho conforto máximo”, diz. Para adequar o espaço a seu estilo e aproveitar cada centímetro dos 40 m², ele encomendou o projeto às arquitetas Marcia Monteiro e Fernanda Morato, da FM Arquitetura. “Alexandre achava que seria difícil receber os amigos aqui, mas provamos o contrário”, afirma Marcia.
Você se surpreendeu com o resultado da decoração?
Alexandre: Sim. Estava com muitas dúvidas e a apresentação do projeto em 3D me ajudou a entender o que elas propunham.
Dê um exemplo.
Alexandre: Não imaginava que seria possível trocar o local destinado originalmente ao sofá. Encostado à divisória de vidro e à janela, o móvel ganhou o tamanho ideal para acomodar cinco pessoas sentadas ou duas deitadas. Posso até hospedar meus amigos estrangeiros. feito sob medida, ele tem gavetas e baús para sapatos, malas e mochilas.
-
1.
zoom_out_map
1/5
Na reforma, a parede entre o quarto e o estar veio abaixo, dando lugar à divisória de vidro, encaixada nas costas do sofá. Além de dar amplidão ao apartamento, mesmo efeito do espelho na cabeceira, ela permite a visão da TV desde a cama. Mesinhas da Conceito Firma Casa e pendentes do Laboratório da Luz.
-
2.
zoom_out_map
2/5
Quando necessário, uma cortina elimina a transparência. Modelo da Casa Vestida, assim como o rolô e os estofados. A marcenaria é da Fazzio. Enxoval da Trousseau e almofadas do Empório Beraldin.
-
3.
zoom_out_map
3/5
Na parede, o cinza acompanha o tom da bancada de Silestone, enquanto o amarelo (ref. R028*, da Suvinil) quebra a sobriedade. Passadeira da Phenicia Concept e marcenaria da Fazzio. O forno (Gourmand, da Brastemp) funciona também como micro-ondas. "A mesa embutida na bancada não atravanca a passagem e só é acionada para as refeições", diz Alexandre Toledo.
-
4.
zoom_out_map
4/5
O piso vinílico Cemento (Interfloor) cobriu quase todo o apartamento. “A instalação durou uma tarde. Isso contribuiu para que eu me mudasse 38 dias depois do início da obra”, conta Alexandre.
-
5.
zoom_out_map
5/5
A planta do apartamento de 40 metros quadrados.