Apartamento em Recife com decoração masculina
Morada de um empresário recém-separado, este apartamento com vista para a praia de Boa Viagem, no Recife, exibe quadros de tonalidades vibrantes e um mobiliário espaçoso, coberto de tecidos gostosos.
Por Reportagem Visual Tiago Cappi | Texto Maria Helena Pugliesi | Fotos Marco Antonio
access_time
14 Dec 2016, 13h09 - Publicado em 9 Nov 2012, 18h43
-
1.
zoom_out_map
1/7
Colagens do artista plástico pernambucano Pragana enchem de cor a sala de estar, na qual o cinza predomina em móveis e revestimentos. Desenhados pelos arquitetos Turíbio Santos e Zezinho Santos, o aparador lateral e a mesa de centro espelhados seguem as formas longilíneas do sofá Linha, de 3 m de largura (Itálica Casa). Sobre o piso de granito, tapete de couro da A Carneiro Home. Castiçais da Finni Conceito.
-
2.
zoom_out_map
2/7
De fibra de vidro, o pendente Randon Light, do holandês Bertjan Pot, é mais um elemento surpreendente: quando aceso, cria um rendilhado na parede.
-
3.
zoom_out_map
3/7
O veludo de bambu, com estampas digitais variadas, veste as cadeiras IC (Itálica Casa), que, assim, entram no clima irreverente da mesa de laca amarela brilhante, criação do designer Guilherme Torres. Telas de Eudes Mota.
-
4.
zoom_out_map
4/7
Por estar na altura da copa das árvores que margeiam a praia de Boa Viagem, o apartamento usufrui de uma bela vista mesmo quando as persianas motorizadas (Uniflex) são acionadas para amenizar o sol.
-
5.
zoom_out_map
5/7
O sofá New Boss, da Itálica Casa, passou por uma adaptação nas mãos dos arquitetos, que criaram uma peça dupla, com assentos voltados para o estar e para a sala da TV. Duas tonalidades de veludo de bambu forram o estofado. Projetado por Turíbio e Zezinho, o móvel laqueado do home theater tem como extensão a mesa de trabalho, de vidro e aço inox polido. Painel estofado revestido de couro da Maria Casa.
-
6.
zoom_out_map
6/7
Para ter uma bancada maior no banheiro, o proprietário permitiu a mudança da bacia sanitária para a parede em frente. Os arquitetos aproveitaram a obra e trocaram todos os revestimentos. Sobre o armário da Bontempo, foi feito um tampo de marmoglass (Internal) e piso e paredes ganharam cerâmica com a aparência de cimento queimado (Ultra).
-
7.
zoom_out_map
7/7
No quarto, cortes de veludo e jacquard (Maria Casa) compõem a cabeceira, de 1,80 m de altura.
Prazer em reunir a família
Comprado no término da construção do edifício, o apartamento foi reformado antes da entrega das chaves. “O morador não pediu grandes mudanças. Queria apenas uma sala que agregasse TV, canto de trabalho e uma generosa mesa de jantar”, lembra o arquiteto Turíbio Santos, autor do projeto com o sócio, Zezinho Santos. Para ampliar o ambiente, os arquitetos derrubaram as paredes de um quarto. Nesse espaço aberto, o proprietário, recém-separado, quer aproveitar ao máximo as visitas dos cinco flhos. “Com um estar amplo, todos podem fcar juntos mesmo que cada um prefra fazer uma coisa diferente”, explica ele.
Convite para ficar à vontade
Além de ganhar mais espaço, o morador queria uma decoração convidativa, que acolhesse bem, sem abrir mão de um estilo masculino. Os arquitetos optaram então por uma cartela de cinzas – do mais claro ao quase chumbo – para cobrir paredes, pisos e móveis. Defnida a base dos ambientes, eles trataram de descontrair os espaços por meio de acessórios, obras de arte e tecidos com texturas trabalhadas. “O mobiliário também incorpora esse espírito informal”, conta Turíbio. “Escolhemos peças espaçosas, que permitem juntar bastante gente ou, no caso dos sofás, se esticar e relaxar de corpo inteiro.”
Que tecidos foram usados?
Turíbio e Zezinho contam por que combinaram texturas no apartamento.
Que tecidos foram usados nesta decoração?
T: Há um pouco de seda e algodão, nas almofadas dos sofás, e de jacquard, na cabeceira da cama, mas o predomínio é do veludo de bambu, um material de toque agradável e que não esquenta.
Afinal, estamos no calor do Recife.
Todos são da Maria Casa.
Qual a razão da mescla de relevos e de estampas?
T: Escolhemos adotar o cinza, que atende ao desejo do morador por um tom masculino e é prático: a cor disfarça manchas e passa a sensação de frescor. Ao trabalhar com diversas estampas e texturas, fugimos de um visual monótono – o cinza ganhou nuances atraentes.